Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Henrique Monteiro

Cooperação militar marca visita de Marcelo a Moçambique, onde se “sente em casa”

17 mar, 2022 - 10:29 • Miguel Coelho , Cristina Nascimento

Comentador da Renascença analisa ainda posição de Moçambique e de outros países africanos face ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

A+ / A-
Cooperação militar marca visita de Marcelo a Moçambique, onde se “sente em casa”

Henrique Monteiro acredita que a cooperação e os assuntos militares vão dominar a visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Moçambique, uma deslocação que começou esta quinta-feira.

O comentador lembra que o Presidente da República "sente-se em casa" em Moçambique, dada as ligações familiares ao país, quando o pai do Chefe de Estado foi nomeado Governador no fim dos anos 60.

O Presidente da República vai visitar instalações militares, será abordada a presença militar portuguesa no país e a situação de Cabo Delgado, bem como a questão do conflito militar em curso na Ucrânia, sendo que Moçambique, tal como outros países africanos, absteve-se na condenação da iniciativa russa, na votação que decorreu em sede das Nações Unidas.

Henrique Monteiro considera que a posição de grande parte destes países africanos está mais relacionada com os interesses chineses na zona, dado que a Rússia tem vindo a perder influência em África desde a queda do muro de Berlim.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+