Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jerónimo critica Putin e "décadas de confrontação" do Ocidente

24 fev, 2022 - 18:36 • Lusa

Secretário-geral do PCP considera que as declarações do Presidente russo "desferem um ataque à União Soviética".

A+ / A-

O secretário-geral do PCP considerou hoje que as declarações de Vladimir Putin refletem um "país capitalista" e representam "um ataque à União Soviética", defendendo a via do diálogo para encontrar uma solução para o conflito na Ucrânia.

"O PCP sublinha ao mesmo tempo as declarações de [Vladimir] Putin, que refletindo a posição da Rússia como país capitalista, desferem um ataque à União Soviética e à notável solução que esta encontrou para a questão das nacionalidades e o respeito pelos povos e as suas culturas", sustentou Jerónimo de Sousa, no decorrer de uma ação partidária em Lisboa, sem especificar a que declarações do Presidente russo se estava a referir.

O líder comunista reiterou que o conflito no leste europeu, que culminou hoje com a invasão do território ucraniano, é "inseparável de décadas de crescente tensão e de confrontação" dos Estados Unidos da América (EUA) e da Aliança do Tratado do Atlântico Norte (NATO) contra a Rússia.

"Expresso a profunda preocupação do PCP pelos graves desenvolvimentos na situação no leste da Europa, envolvendo operação militares da Rússia na Ucrânia", disse Jerónimo de Sousa, no início da sua intervenção, durante uma sessão partidária sobre o aumento do custo de vida dos portugueses, em Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+