A+ / A-

PSD tem de marcar eleições nos próximos 20 dias

19 fev, 2022 - 22:23 • Manuela Pires com Lusa

A proposta de deliberação subscrita por 17 das 19 distritais (ficaram de fora Aveiro e de Évora) teve 42 votos a favor, 25 contra e três abstenções.

A+ / A-

O Conselho Nacional do PSD aprovou este sábado a proposta subscrita pela maioria das distritais para que, num prazo máximo de vinte dias, se realize uma nova reunião deste órgão e sejam marcadas eleições diretas e Congresso.

A proposta de deliberação subscrita por 17 das 19 distritais (ficaram de fora Aveiro e de Évora) teve 42 votos a favor, 25 contra e três abstenções.

No texto aprovado, as distritais propõem que "o Conselho Nacional reúna no prazo máximo de vinte dias com vista a apreciar e deliberar a proposta de Regulamento e Cronograma da Eleição Direta e do 40.º Congresso Nacional do PSD a ser apresentada pela Comissão Política Nacional".

Inicialmente, a proposta previa esta convocação no prazo máximo de dez dias, mas foi alterada pelos autores para o dobro.

Apesar desta votação, Paulo Mota Pinto diz que, no final, quem decide é Rui Rio.

"Esta é a recomendação que foi aprovada, mas depende da comissão política nacional e do próprio presidente do partido", explica, ouvido pela Renascença.

Na mesma reunião, foi rejeitada a proposta apresentada pelo deputado e líder da distrital de Faro, Cristóvão Norte, para que fosse convocado um congresso extraordinário antes das eleições diretas, com 12 votos a favor, 50 contra e dez abstenções.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+