A+ / A-

Conselho Nacional

Distritais do PSD querem data das diretas marcada em 10 dias

18 fev, 2022 - 23:46 • Manuela Pires

Três semanas depois da derrota nas eleições legislativas, o Conselho Nacional do PSD reúne-se esta tarde em Barcelos para analisar os resultados, mas também para começar a definir o calendário da saída de Rui Rio da liderança. Quanto a candidatos para já ninguém abre o jogo.

A+ / A-

A proposta que vai ser votada este sábado no conselho nacional é assinada por 17 distritais, ficam de fora apenas duas, Aveiro e Évora exige que daqui a 10 dias fique definido o calendário eleitoral no partido. No documento a que a Renascença teve acesso, os líderes destas estruturas não apresentam uma data, mas sim um prazo, no máximo 10 dias para que um novo conselho nacional marque a data das diretas e do congresso do partido.

Na proposta que levam á reunião de Barcelos, os dirigentes distritais aceitam o prazo dado por Rio para que o processo esteja concluído até ao final do primeiro semestre, mas dizem também que o PSD deve eleger o novo líder “num prazo razoável para que possa acompanhar o início da legislatura”. A posse do governo pode acontecer no final do mês de março.

No documento lembram que foi o presidente do PSD que decidiu “solicitar que o Conselho Nacional decida sobre o processo eleitoral para os órgãos nacionais (…) está a instar o Conselho Nacional a tomar uma posição sobre o calendário eleitoral interno” escrevem no documento os líderes das 17 distritais do PSD.

A reunião deste sábado vai assim debater o calendário. Ainda esta sexta-feira, em entrevista à Renascença, Carlos Carreiras defendia que a data das diretas devia ficar já marcada em Barcelos porque é preciso encontrar um novo sucessor para Rio.

No início deste mês, Pedro Rodrigues, ex-líder da JSD defendia no programa Hora da Verdade, da Renascença e do jornal Público que o partido deve fazer uma “reflexão profunda” num congresso extraordinário antes de escolher o próximo líder.

A marcação das diretas acaba por ser o pontapé de saída para o anúncio das candidaturas á liderança. Por agora mantém-se o silêncio. Há quem esteja a refletir, há quem considere que ainda não é o tempo para falar de uma candidatura e há ainda quem prefira o recato.

Paulo Rangel não vai ao conselho nacional porque viaja para a Ucrânia onde integra a comitiva do PPE, Luis Montenegro não tem assento no conselho Nacional. Dos nomes de quem se fala para uma candidatura, Miguel Pinto Luz e Ribau Esteves vão estar este sábado em Barcelos.

Rui Rio vai para esta reunião em Barcelos para ouvir os conselheiros, segundo fontes próximas do líder do PSD contactadas pela Renascença, o prazo estabelecido por Rio para sair mantém-se, ou seja, mais tardar o mês de julho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+