Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legislativas. PS e PSD elegem dois deputados cada pelos emigrantes

10 fev, 2022 - 02:29 • Redação

Estão preenchidos os quatro lugares vagos no parlamento, no entanto, a CNE diz que os resultados definitivos podem só vir a ser conhecidos na próxima terça-feira. Em causa, eventuais recursos que possam ser apresentados.

A+ / A-

Os dois círculos da emigração elegem quatro deputados, dois pelo círculo da Europa e dois pelo círculo fora da Europa.

Nestas legislativas antecipadas, à semelhança do cenário verificado em 2019, PS e PSD elegem, cada um, dois deputados.

O socialista Paulo Pisco e a social-democrata Maria Ester Vargas foram eleitos pelo círculo da Europa. Já pelo círculo fora da Europa conseguiram também lugar no parlamento António Maló de Abreu do PSD e o socialista Augusto Santos Silva, atual Ministro dos Negócios Estrangeiros.

De acordo com os resultados publicados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI), ao início da madrugada desta quinta-feira, o PS obteve 37,72% e o PSD 28,40% dos votos, enquanto o Chega terminou como terceira força política com 9,86%, depois de contados e apurados 34 consulados.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) admite que o resultado definitivo da contagem dos votos dos emigrantes nas legislativas de 30 de janeiro pode só ser conhecido na terça-feira, devido a eventuais recursos.

O PS tenciona recorrer junto do Tribunal Constitucional da decisão da mesa da assembleia de apuramento geral de anular os votos recolhidos em mesas que juntaram votos válidos com votos considerados nulos por não virem acompanhados de cópia do cartão de cidadão do eleitor.

Os votos dos emigrantes foram contados em dois pavilhões da FIL, em Lisboa, num processo que envolveu centenas de pessoas desde terça-feira.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+