Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legislativas: Livre quer saber se PS será fiel à ideia de diálogo com outros partidos

01 fev, 2022 - 16:30 • Lusa

A possibilidade de uma "ecogeringonça," mesmo com maioria do PS, foi deixada em aberto por Rui Tavares.

A+ / A-

O Livre considerou esta terça-feira que tem que ser o PS a dizer se continuará fiel à ideia de funcionar "em diálogo com outros partidos" mesmo com maioria absoluta, antecipando que vai pedir reuniões ao PCP, BE e PAN.

O deputado eleito pelo Livre, Rui Tavares, foi o primeiro a ser ouvido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no âmbito das audiências do chefe de Estado com os partidos que conseguiram representação parlamentar nas legislativas de domingo, tendo em vista a indigitação do primeiro-ministro.

Questionado sobre a abertura para integrar uma "eco-geringonça" apesar da maioria absoluta alcançada pelo PS nas eleições de domingo, Rui Tavares respondeu que "essa pergunta tem que ser dirigida ao partido que ganhou estas eleições com maioria absoluta".

"E que tem que se saber se [o PS] vai ser fiel a essa ideia que deu antes de que uma maioria absoluta não seria um Governo ensimesmado, mas que funcionaria em diálogo com outros partidos", desafiou.

Sobre a estratégia parlamentar do Livre, o fundador do partido garantiu que "o Livre não falará só com o PS e não limitará as suas interações na esquerda a encontros bilaterais com o PS".

"Pediremos - aliás fazemo-lo sempre em qualquer órgão em que o Livre esteja representado - reuniões ao PCP, ao BE, ao PAN, a todas as forças do progressismo e da ecologia porque se encontrarmos as linhas de força conjuntas destes partidos, também é muito mais difícil que o Governo não tenha de encontrar caminho para fazer e construir diálogo com estes partidos", adiantou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ingenuidade
    01 fev, 2022 Lisboa 19:05
    Que ingénuos! Vê-se logo que estão aqui pela primeira vez - a Joacyne veio com agenda própria e não conta. Acham que o PS ia dizer: "Não, agora temos Maioria e a situação mudou. Como já não precisamos de vocês, o diálogo acabou". É preciso manter as aparências. Claro que o PS vai "dialogar". Até vai passar a Legislatura a "dialogar". Claro que no fim vai impor a vontade dele, mas lá que vai "dialogar", isso vai, podem estar descansados.

Destaques V+