Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

João Cotrim de Figueiredo

Iniciativa Liberal promete "oposição forte e implacável" ao PS

30 jan, 2022 - 23:49 • Redação

João Cotrim de Figueiredo destaca os seis mandatos já eleitos e diz que a IL provou que "é possível ganhar votos sem ser populista e extremista".

A+ / A-

João Cotrim de Figueiredo, líder da Iniciativa Liberal, promete "oposição forte" ao Partido Socialista depois de ter visto confirmada as sondagens e de ter aumentado consideravelmente a sua presença parlamentar.

A IL passa a ser a quarta força política, atrás de Chega, PSD e PS, e, apesar de ver a provável maioria do PSD como uma "má notícia para Portugal", festeja a vitória do seu partido.

"Só há dois partidos que podem cantar vitória: um preocupa-nos, que é a eventual maioria do PS. Já cumprimentei António Costa, dei-lhe os parabéns, mas pode contar com oposição firme da Iniciativa Liberal. O outro somos nós, é um motivo de profunda alegria", disse.

Cotrim de Figueiredo acredita que a IL foi capaz de "mobilizar tantos que já tinham desistido de votar e outros que foram votar pela primeira vez" e que será "oposição firme, constante, implacável ao socialismo que nos desgoverna. Continuaremos a lutar todos os dias, a doutrinar todos os dias, para que todos os portugueses percebam que o liberalismo funciona e faz falta".

O líder do partido diz que a IL "mostrou que é possível uma campanha com clareza de objetivos, coragem de falar do que é e não popular. É possível ganhar votos sem ser populista e extremista. É uma vitória da democracia em Portugal".

"É possível tirar pessoas da apatia e crescer eleitoralmente com ideias, sem protagonistas", termina.

A Iniciativa Liberal elegeu um deputado em 2019, num total de cerca de 67 mil votos. Nestas eleições, a IL já ultrapassou mais de 250 mil votos e elegeu seis deputados - três em Lisboa, dois no Porto e um em Braga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+