Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legislativas 2022. Costa votou em mobilidade no Porto

23 jan, 2022 - 10:50 • Lusa

Secretário-geral do PS defende que “estão criadas todas as condições para que todos possam votar em segurança”.

A+ / A-
Autarca do Porto, Rui Moreira, recebeu António Costa para voto antecipado no Pavilhão Rosa Mota. Foto: Miguel A. Lopes/Lusa
Autarca do Porto, Rui Moreira, recebeu António Costa para voto antecipado no Pavilhão Rosa Mota. Foto: Miguel A. Lopes/Lusa

Veja também:


O secretário-geral do PS, António Costa, votou este domingo antecipadamente em mobilidade no Porto e defendeu que estão criadas todas as condições de segurança para o exercício do direito de voto pelos eleitores nas legislativas do próximo domingo.

António Costa votou esta manhã no Pavilhão Rosa Mota, onde foi recebido à chegada pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. Sem qualquer fila na sua mesa, o líder socialista votou poucos minutos depois para o círculo eleitoral de Lisboa, pelo qual é cabeça de lista do PS.

Em declarações aos jornalistas, o secretário-geral e primeiro-ministro fez “um apelo geral a todos aqueles que estão inscritos para poder votar antecipadamente em mobilidade o possam fazer hoje”.

“E todos aqueles que não se inscreveram para votar antecipadamente o façam no dia 30. O voto é o momento mais importante da democracia – um momento único onde só os cidadãos decidem qual o resultado das eleições e o que querem para o seu futuro, escolhendo quem são os seus representantes”, disse.

A seguir, o secretário-geral do PS defendeu que “estão criadas todas as condições para que todos possam votar em segurança”.

“Estão também criadas as condições de seguranças para as pessoas que, infelizmente, se encontrem em situação de isolamento no dia 30 possam também exercer o seu direito ao voto”, salientou.

António Costa deixou ainda um “agradecimento especial às pessoas em todo o país que hoje estão a assegurar o funcionamento das assembleias de voto”.

Depois, congratulou-se “com a modernização introduzida no sistema eleitoral com esta possibilidade de voto em mobilidade, que é uma forma de combater a abstenção”.

“Esperemos que um dia o voto antecipado em mobilidade possa ser exercido no próprio dia das eleições, mas, para já, este é um avanço muito importante. Para mim, foi uma enorme honra ter este privilégio de vir votar ao Porto, contando o meu voto no círculo eleitoral de Lisboa”, acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    23 jan, 2022 Lisboa 13:43
    Ah, então votar antecipadamente, é a ideia do PS para uma "modernização introduzida no sistema eleitoral " ... O PS que leia o que está na capa de alguns jornais hoje, onde se comprova que nas ultimas Eleições, mais de 700 000 votos foram para o lixo pois não elegeram qualquer deputado, que o método de Hondt que usamos é o melhor garante da Supremacia Eleitoral de PS e PSD em grande prejuízo em termos de eleição de deputados dos outros partidos, e que está explicado - como se fossem precisas mais explicações - o porquê de na hora em que se fala em alterações à Lei Eleitoral, os grande partidos beneficiários do sistema que existe, começam a "desconversar" e a falar numa pretensa "falta de representação" que é o que mais existe agora. Qual falta de representação, qual quê. Estão é a manter o sistema que lhes convém, pois as alterações significavam menos deputados para cada um dos dois, PS e PSD.

Destaques V+