Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legislativas 2022

Rosa Mota chama "nazizinho" a Rui Rio

21 jan, 2022 - 12:25 • Susana Madureira Martins , com Lusa

Campeã olímpica manifestou o seu apoio a António Costa nas eleições legislativas e recorda o legado do líder do PSD na Câmara do Porto.

A+ / A-

“Nazizinho”. Foi desta maneira que a campeã olímpica Rosa Mota classificou o líder do PSD e candidato a primeiro-ministro, Rui Rio.

Rosa Mota falava esta sexta-feira de manhã numa ação de campanha de António Costa para as eleições legislativas.

Falando em Montes Claros, em Lisboa, num encontro que a organização da caravana do PS descreveu como sendo com independentes, a atleta não poupou nas palavras ao falar do que o líder do PSD fez como autarca no Porto.

OuvirPausa
Rosa Mota chama "nazizinho" a Rui Rio

“Eu realmente não percebo como é que as pessoas não conseguem ver o que se tentou destruir naquela cidade. A [companhia de teatro] Seiva Trupe… E também aquela parte dele que - ia dizer uma palavra, mas é feia, não se pode -, ele é que manda, é um nazizinho e o resto põe de lado”, disse Rosa Mota numa conversa com apoiantes do primeiro-ministro e líder do PS, António Costa.

Rosa Mota falava esta manhã numa ação de campanha do PS em Lisboa, onde garantiu o apoio a António Costa.

Neste encontro em Lisboa, António Costa discutiu com 15 personalidades independentes – que afirmaram todas que vão votar no secretário-geral do PS – temas como a cultura, o desporto, a investigação ou o ensino superior.

"Rio trucidou a cultura"

O escritor Valter Hugo Mãe também deixou críticas a Rui Rio, que acusou de ter “trucidado a cultura”, e afirmou que, quando Costa foi para o Governo em 2015, o “seu sorriso sereno, mas seguro, mudou radicalmente o clima em Portugal”.

“Há uma primavera que tinge o discurso de António Costa, uma positividade que vem dessa segurança de ser capaz de nos transmitir confiança que mudou completamente a atmosfera em que nós vivíamos. Tínhamos estado debaixo de um Governo que nos culpava a nós, cidadãos, (…) de tudo, de todas as desgraças e que, por isso, não tinha limites em nos punir”, disse.

Nove momentos em nove minutos. O resumo do Debate da Rádio
Nove momentos em nove minutos. O resumo do Debate da Rádio

Continuando com as críticas à direita, Valter Hugo Mãe, que vive atualmente no Porto, abordou o percurso do atual líder social-democrata, Rui Rio, enquanto presidente da câmara municipal da cidade invicta, entre 2002 e 2013.

Segundo o escritor, atravessou-se um “inverno cultural” na cidade durante o mandato de Rui Rio, “que trucidou, rasurou toda a cultura do Porto”, falando da saída da companhia de teatro Seiva Trupe do Porto para Vila Nova de Gaia para exemplificar que “praticamente tudo se suspendeu”.

“Eu não consigo imaginar como é que o país não viu isso, como é que continua não conseguir ver o que se passa no Porto, ainda que o Porto tenha uns belos quilómetros quadrados, porque se tivessem visto isso, não poderiam jamais propor que uma coisa dessas acontecesse ao nível do país inteiro”, salientou.

“Que seria a resposta de um Passos Coelho?"

A atriz Maria do Céu Guerra frisou que, durante a resposta à pandemia, não queria pensar no “que seria a resposta de um Passos Coelho, de um PSD, o que seria o desconcerto e o desespero das pessoas ao sentirem-se não amadas, não respeitadas”.

A atriz sublinhou que, durante a pandemia, quando começou a contactar a ministra da Cultura, Graça Fonseca, percebeu que havia uma “vontade de perceber o que é que se passava no setor do teatro”, com a “intermitência, com a não qualificação profissional” ou com a “ligação da escola às artes”.

“Fico muito contente que isto tenha acontecido num Governo de António Costa”, afirmou, com o também primeiro-ministro a responder que, infelizmente, não pode dizer o mesmo, perante as gargalhadas do painel.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Veríssimo Augusto Da
    21 jan, 2022 Celeirós - Braga 18:49
    Já não chega ao Dr António Costa, ser arrogante como se referiu ao diferendo acerca da TAP e do seu Sócio antigo, como agora aparece mais uma tal Rosa Mota que ganhou uma medalhas no Atletismo!!!!
  • OUTRAVEZ
    21 jan, 2022 PORTUGAL 18:43
    SUBVENÇÕES dadas pelo ESTADO, sem controlo, atingem mais de TRÊS MIL MILHÕES de euros. Com isto é que esta Senhora devia estar preocupada. Não admira o HUGO, pois nem vale a pena dizer seja o que for, não é HUGUINHO. Antigamente, passados uns tempinhos, as FAMÍLIAS, mesmo Pobres, davam CHÁ às crianças. Depois esses chás transformavam-se em RESPEITO. Senhora ROSINHA fale sobre as Aldeias que não têm abastecimento de ÁGUA, ELECTRICIDADE e SANEAMENTO, já que o País está em crescimento.
  • Maria Oliveira
    21 jan, 2022 Lisboa 17:03
    A Rosa Mota não sabe o que foi o nazismo. Devia ter cuidado com as palavras. Quanto ao mais, parecem-me uma total inutilidade estas figuras que gravitam à volta do PS, uns fiéis que aparecem sempre em momentos pré-eleitorais, e que nada acrescentam à sociedade.
  • Carlos Figueiroa
    21 jan, 2022 Alfragide 16:15
    Rosa Mota foi, é um facto, uma grande atleta que levou o nome de Portugal ao Mundo. Lamentável a afirmação hoje proferida por esta Senhora àcerca de Rui Rio. Na política não seve tudo, muito menos as ofensas e as faltas de respeito e consideração pelos adversários. Rui Rio é um adversário político, não é um inimigo. Será que Rosa Mota gostaria que outros a ofendessem, tanto a ela como aos seus familiares, com acusações e ofensas. Estas palavras de Rosa Mota mostram bem a sua falta de educação e mau carácter
  • a souza souza
    21 jan, 2022 vila pouca de aguiar 16:05
    Como se pode fazer campanha com o método URSS . A primavera do hugo, o inverno duro para muitos tugas pagantes dos desgovernos socialista, o insulto vergonhoso da atleta, uma atriz que acha que Passos Coelho foi o mau...ESQUECENDO os socialistas ( sócrates e outros ) coveiros do país!! è preciso ter muita lata para insultar os portugueses. Esta elite acha-se acima dos outros... tenham vergonha
  • Álvaro Costa
    21 jan, 2022 Sines 15:13
    O Rui Rio 'e pessoa com caráter.,honesta,não mente aos portugueses,ao contrário do Costa mente com todos os dentes que tem,enquanto a esquerda governar, os portugueses ficam cada vez mais pobres,mais miséria para os indigenas 'e hora do povo mudar de rumo,correr com esta escumalha socialista, correr com estes corruptos.
  • a souza souza
    21 jan, 2022 vila pouca de aguiar 14:20
    A raposa chega a vila no interior do país. As pessoas aproximam-se e dizem-lhe: Senhor Primeiro...., a gente aqui tem dois grandes problemas. ( vamo lá ver) Qual é o primeiro? Não temos médico de família. A raposa pega no telemóvel, caminha falando e na volta diz: Pronto, amanhã chega um médico. (vamo lá ver ) Qual é o segundo problema? Aqui não temos rede móvel.... Vota PS !!!
  • EU
    21 jan, 2022 PORTUGAL 13:00
    Já repararam que TODOS os medalhados, salvo POUCOS, pelas Presidências da República não têm RESPEITO pelas MEDALHAS. Há coisas que são INSIGNIFICANTES e quanto mais insignificantes são, mais insignificantes se querem tornar. É a vida.
  • Filipe
    21 jan, 2022 Guimarães 12:45
    Pelo menos o Rui Rio trabalha Agora está senhora ganhou uma 2 corridas numa vida inteira e ganha um subsídio vitalício do estado , chorudo Desculpe minha senhora , vá trabalhar e rejeite o subsídio

Destaques V+