Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Empresa de energia nuclear russa vai construir reatores na Hungria

14 nov, 2023 - 13:47 • João Pedro Quesado

Os novos reatores vão acrescentar potência a uma central que já fornece um terço da eletricidade consumida na Hungria. Energia nuclear não faz parte das sanções à Rússia.

A+ / A-

O presidente da empresa russa de energia nuclear, a Rosatom, anunciou esta terça-feira que chegou a acordo para a construção de dois novos reatores de uma central nuclear na Hungria. A Comissão Europeia aprovou, em maio, a alteração ao contrato, de 2014.

De acordo com a agência russa de notícias TASS, o acordo vai além de 2030 e foi assinado pelo presidente da Rosatom, Alexey Likhachev, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Hungria, Peter Szijjarto.

Em maio, a Comissão Europeia aprovou a alteração ao contrato de construção dos novos reatores na central de energia nuclear Paks.

A central já tem quatro reatores. Os dois novos reatores têm, cada um, uma capacidade de 1.2 gigawatts.

O projeto para os dois novos reatores, com um custo de 12,5 mil milhões de euros, foi adjudicado em 2014 à Rosatom por ajuste direto. A energia nuclear não faz parte das sanções impostas pela União Europeia à Rússia - e a Hungria tem demonstrado sempre oposição a essa possibilidade.

A central de energia nuclear de Paks foi construída originalmente com tecnologia soviética, e utiliza combustível nuclear russo. A sua produção fornece um terço de toda a energia elétrica consumida na Hungria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+