Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legislativas

Rui Rio não vai ao debate nas rádios

19 jan, 2022 - 18:27 • Lusa

Líder do PSD opta por cumprir agenda de campanha em Trás-os-Montes.

A+ / A-
Rui Rio explica porque não vai ao debate das rádios

O presidente do PSD, Rui Rio, justificou hoje que opta por ir a todos os distritos de Portugal nesta campanha, em vez de participar presencialmente no debate das rádios na quinta-feira, dia que estará em Bragança e Vila Real.

"Amanhã, estou em Bragança e Vila Real. Faço o esforço que é minha obrigação por passar por todos os distritos do país e, mesmo assim, já não tenho tempo de ir às duas regiões autónomas e, mesmo assim, faço dois distritos num dia, um de manhã e outro à tarde", afirmou o líder social-democrata, durante uma ação de campanha esta tarde em Viseu.

E continuou: "Se eu fosse amanhã a Lisboa fazer o meu décimo debate eu não iria a Bragança nem a Vila Real e sinceramente acho que é mais importante estar em Bragança, Vila Real ou outro distrito qualquer do que, pura e simplesmente, não ir a esses dois distritos para fazer mais um debate quando já fiz nove debates, este seria o décimo debate".

Ainda assim, disse estar na disponibilidade de participar no debate a partir do local onde irá estar na quinta-feira ou de o PSD ser substituído por outro dirigente do PSD.

"Não aceitando nem uma possibilidade nem outra, sinceramente, entre optar pelo décimo debate ou optar por estar em Bragança e Vila Real e ir a todos os distritos de Portugal eu opto por isto e, agora, as pessoas avaliam e dizem bem ou mal daquilo que é a minha decisão", salientou.

O último debate entre os líderes dos partidos com assento parlamentar decorre quinta-feira de manhã numa emissão conjunta da Renascença, TSF e Antena 1, a partir de Lisboa.

Convite feito a 10 de dezembro

Na preparação para o debate de quinta-feira, as três rádios convidaram todos os partidos que conseguiram representação parlamentar nas últimas eleições.

O convite aos candidatos, com indicação de que o debate seria em Lisboa, foi feito no dia 10 de dezembro, há quase mês e meio.

Renascença, TSF e Antena 1 sublinharam a importância deste debate, dada a relevância da audiência das três emissoras e o facto da campanha ainda estar condicionada pela pandemia.

Os canais televisivos de informação CNN Portugal, RTP 3 e SIC Notícias, reconhecendo a relevância do debate, propuseram-se transmitir o mesmo em simultâneo.

As três rádios não aceitaram propostas para que algum ou alguns candidatos pudessem participar remotamente por entenderem que isso colocaria em causa a dinâmica do debate e não garantia a necessária qualidade técnica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+