A+ / A-

Legislativas 2022

"Preso por ter cão, preso por não ter". Rio desvaloriza observações por causa de ajuntamentos na campanha

18 jan, 2022 - 23:28 • André Rodrigues com Lusa

Líder do PSD diz que mais importante é saber qual é a taxa de vacinação das pessoas que estão internadas ou que morrem com a Covid-19.

A+ / A-

No dia em que andou por terras de voto tradicional no PS, em Setúbal e Castelo Branco, Rui Rio teve arruadas muito menos numerosas - mas não menos efusivas - do que em Lisboa e em Barcelos.

O tema do distanciamento social entrou na campanha laranja, esta terça-feira, com Rui Rio a ser questionado sobre o elevado número de pessoas que acompanham as ações de rua do PSD, precisamente no dia em que João Ferreira foi obrigado a abandonar a campanha da CDU por ter testado positivo à Covid-19.

De manhã, em Setúbal, o candidato social-democrata desejou as melhoras a João Ferreira.

À tarde, confrontado com os eventuais riscos associados aos ajuntamentos na caravana laranja, o líder do PSD neutralizou essa observação.

"Dizem que é preso por ter cão e preso por não ter. Tanto faz dar na cabeça como na cabeça dar. Há várias expressões populares para isso. Se nós não tivéssemos ninguém, era a campanha que era fraca, que era murcha, que era isto, que era aquilo. Se tem muita gente, é perigoso por causa da Covid", referiu, para, logo a seguir, sublinhar que preferiria "saber se destes casos mais graves, de pessoas internadas ou que vieram a falecer qual é a taxa de vacinação dessas pessoas e se essas pessoas faleceram por causa da Covid ou se já tinham outras doenças associadas, em função da idade. Para Portugal é vital saber-se isso".

Mas, e se ficar infetado? "Naturalmente, irei para casa e vou cumprir a lei".

E, se assim for, quem substitui o líder? “Depois vejo quem vem para o terreno, mas vêm muitos, temos João como eles têm, temos sem ser João”, rematou sorridente.

Contactos com a população, arruadas e a "comunicação social, que não sai da frente"

O diretor de campanha do PSD pretende manter todas as ações de rua previstas, apesar dos grandes aglomerados que se têm juntado, atribuindo as concentrações à "mobilização" que não esperava e admitindo tentar controlar o fluxo.

José Silvano entende que o partido não tem "culpa que algumas vezes as pessoas venham em demasiado", frisando que o partido não tem organizado arruadas, apelidando-as antes de "visitas a comércios" que se tornam "arruadas porque se junta demasiada gente".

O secretário-geral do PSD comprometeu-se a tentar controlar "o fluxo" da mobilização, designadamente ao "não divulgar tanto" as ações de campanha.

No entanto, atribuindo o aglomerado de pessoas que o PSD tem juntado a uma "mobilização" que o partido não esperava e à "comunicação social, que não sai da frente", José Silvano reiterou que o partido não vai abdicar das ações junto da população: "Nós não vamos deixar a campanha de rua por causa das pessoas, nalguns casos, se concentrarem mais. Asseguraremos as condições, mas não vamos cortar a campanha de rua", afirmou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim
    19 jan, 2022 Paços 09:32
    Devia ser proibida a campanha de rua, nestas eleições! Não tem jeito nenhum!

Destaques V+