Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Epidemiologista Filipe Froes

Eleitores confinados com "tosse e febre deviam abster-se de sair para votar"

19 jan, 2022 - 20:21

Em declarações à Renascença, o coordenador do Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos para a Covid-19, Filipe Froes, afirma que a solução encontrada para os eleitores confinados votarem no dia 30 é o mal menor.

A+ / A-

Os eleitores em confinamento poderão votar no dia 30. O pneumologista Filipe Froes considera que estamos perante a melhor alternativa, mas defende que quem tiver febre e tosse deve abster-se de ir à assembleia de voto.

Em declarações à Renascença, o também coordenador do Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos para a Covid-19 afirma que a solução encontrada é o mal menor.

“Eu penso que esta situação, nesta altura, é a melhor alternativa e o mal menor, que permite garantir o direito fundamental da participação das pessoas no ato eleitoral de dia 30.”

O Governo vai recomendar que os confinados possam sair para votar, entre as 18h00 e as 19h00.

Filipe Froes alerta que “o vírus não vai suspender a sua atividade” e, se os confinados têm este horário recomendado, os outros eleitores devem votar antes das 18h00.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse esta quarta-feira que votar é seguro. O epidemiologista Filipe Froes deixa um apelo às pessoas com Covid-19.



“A segurança vai depender muito do cumprimento das medidas por parte das pessoas infetadas. Têm o dever, perante elas e perante todos, de cumprir rigorosamente as regras anunciadas, nomeadamente, o uso da máscara e eu incluiria o uso de uma máscara mais exigente, de maior proteção, uma FP2, a lavagem das mãos e distanciamento de segurança de dois metros. Evitaria a utilização de transportes públicos e o cumprimento escrupuloso dos horários. Acrescentaria duas medidas: quem tivesse febre que não cedesse aos antipiréticos e tosse, devia abster-se de votar”, defende.

Também a Comissão Nacional de Eleições (CNE), através do seu porta-voz , João Tiago Machado, diz que a decisão vai ao encontro das expectativas e da deliberação realizada em setembro do ano passado.

A Procuradoria-Geral da República aceita que as pessoas confinadas por causa da Covid-19 possam sair para votar no dia 30 de Janeiro, e o Governo vai avançar com a mudança da lei - para incluir esta excepção.

Embora a autorização de saída seja válida para todo o dia 30, o Governo vai recomendar que as pessoas confinadas votem entre as 18h00 e as 19h00, na última hora disponível para o fazerem.

Não vão ser exigidos documentos, ou comprovativos, e por isso a ministra da Administração Interna e da Justiça, Francisca Van Dunem, confia que os portugueses vão continuar a respeitar as normas.

Francisca Van Dunem diz que vai ser preciso um pacto social para que tudo corra bem.

Presente na Conferência de Imprensa do Governo, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, garantiu que a decisão de deixar votar quem está obrigado a confinamento por causa da Covid-19, não implica riscos para todas as outras pessoas - incluindo quem irá estar a trabalhar nas mesas de voto.

Questionada sobre quantos portugueses poderão estar obrigados a confinamento no dia 30, Graça Freitas fala numa estimativa de 600 mil, mas também lembra que nem todos têm idade para votar.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    20 jan, 2022 Aqui 06:50
    Em suma: bom senso.

Destaques V+