Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Programa eleitoral

PS promete aumentar salário mínimo para 900 euros

03 jan, 2022 - 18:50 • Ricardo Vieira, com Lusa

António Costa abre a porta à semana de trabalho de quatro dias e define como prioridade subir o rendimento médio por trabalhador em 20% até 2026.

A+ / A-

Veja também:


O programa eleitoral do Partido Socialista, para as legislativas de 30 de janeiro, define como prioridade aumentar o salário mínimo nacional para 900 euros e o rendimento médio por trabalhador em 20% até ao final da legislatura, em 2026. Também incluiu um novo quadro fiscal para as empresas.

Na apresentação das linhas gerais do programa do PS realizada no Parque Mayer, em Lisboa, o secretário-geral do PS, António Costa, elencou um conjunto de 12 prioridades que o partido vai apresentar aos portugueses, bem como o conjunto de medidas se o PS vencer as eleições e formar Governo.

Além do aumento do salário mínimo nacional e do rendimento médio dos trabalhadores até 2026, António Costa abre a porta à semana de trabalho de quatro dias e a um referendo à regionalização.

O PS pretende também “construir ou modernizar” 100 unidades de cuidados de saúde primários até 2026 e garantir que as unidades de saúde familiar cobrem 80% da população na próxima legislatura.


Crescimento incompatível com “governos provisórios"

António Costa adverte que o crescimento económico sustentado do país é incompatível com crises políticas frequentes no país e com “governos provisórios de dois anos” e considerou essencial a existência de estabilidade política.

Portugal tem pela frente “um conjunto muito importante de tarefas: Vencer a pandemia, focar na recuperação e possuir a ambição de progredir e ir mais além”, declarou.

“Para que isto seja possível, é necessário um Governo que olhe para o país e mantenha a estabilidade das políticas nos próximos quatro anos”, disse, deixando depois uma advertência.

“Para responder a estes desafios, não podemos andar de crise em crise, não podemos viver em governos provisórios de dois anos. Precisamos de um Governo estável para os próximos quatro anos”, declarou.

Se vencer as próximas eleições legislativas, o secretário-geral do PS promete formar um Governo mais compacto, tipo “task-force”, tendo como meta a rápida recuperação económica do país após a pandemia da covid-19.

Doze prioridades do PS para os próximo quatro anos

1. Convergir entre 2021 e 2026. Crescer por ano em média 0,5 p.p. acima da média da UE27 e 1 p.p. acima da média da zona euro;

2. Manter as contas públicas certas. Reduzir, no mínimo, até 2026, o peso da dívida pública no PIB para valores inferiores a 110%;

3. Alterar o regime de recrutamento, introduzindo fatores de estabilidade reforçada no acesso à carreira de professor;

4. Prosseguir o trabalho de revisão e generalização do modelo das unidades de saúde familiar, garantindo que elas cobrem 80% da população na próxima legislatura;

5. Garantir a visitação domiciliária pelos cuidados de saúde primários dos residentes em estruturas para idosos;

6. Aumentar, até 2026, para 80% o peso das energias renováveis na produção de eletricidade, antecipando em 4 anos a meta estabelecida;

7. Creches gratuitas, de forma progressiva, até 2024;

8. Aprovar as alterações legislativas para a Agenda do Trabalho Digno na Assembleia da República até julho;

9. Discutir novas formas de equilíbrio dos tempos de trabalho, incluindo a ponderação de aplicabilidade em diferentes setores das semanas de quatro dias;

10. Aumentar até 2026 o peso das remunerações no PIB em 3 pontos percentuais para atingir o valor médio da União Europeia – aumentar o rendimento médio por trabalhador em 20% entre 2022 e 2026;

11. Apoiar, até 2026, 30 mil jovens em cursos profissionais nas áreas emergentes e na formação superior nas áreas STEAM (Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemática);

12. Aumentar em 25% face a 2017 o número de empresas nacionais exportadoras para atingir um volume de exportações equivalente a 53% do PIB em 2023.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ex-Professor
    04 jan, 2022 5 de out 18:29
    Gosto principalmente da 3.ª falácia, perdão, "medida": "Alterar o regime de recrutamento, introduzindo fatores de estabilidade reforçada no acesso à carreira de professor". O PS da Lurdes Rodrigues que destruíu a democracia nas Escolas, impondo um edifício burocrático e uma legislação castigadora, uma avaliação terrorista virada para evitar subidas de escalão... O PS que faz dos directores escolares verdadeiros comissários políticos com poderes de tal maneira discricionários que só lhes falta o chicote, o PS que aprovou e orçamentou a recuperação do tempo de serviço dos professores após congelamento, mas depois votou contra e enviou esse dinheiro para tapar os buracos do Novo Banco que era cada cavadela cada minhoca, que arranjou à pressa uma "task Force" para "tratar" do problema da falta de professores e cujas conclusões são aumentar tamanho de turmas, aumentar numero de horas extraordinárias, concentrar alunos em turmas permitindo que estes "façam" o seu curriculo e escolham o que estudam - adeus Matemática, Física, Inglês, História, Geografia e outras "chatices", viva Educação Sexual, Teatro, AE's e cursos de "3 anos a dançar". Agora que o PS tornou a profissão de professor uma bosta, mal paga, desconsiderada, sempre de casa às costas, e depois de 6 anos a ser governo, é que vem "Alterar o regime de recrutamento, introduzindo fatores de estabilidade reforçada no acesso à carreira de professor;" !? Ainda por cima uma frase insípida que tudo espremido, não quer dizer nada!?
  • Álvaro Costa
    04 jan, 2022 Sines 16:07
    Está esquerda,que tem governado o país ha mais anos, que a direita, nada tem feito para o desenvolvimento do pais, eles não querem ver um pais prospero querem ver os portugueses cada vez maispobres,porque assim eles vem sempre com esmolas e as pessoas de mãos estendidas,assim tem sempre votos garantidos Esta na hora de acordarmos e hora de correr com esta escumalha que nada tem feito pelo povo,são só demagogias,foram seis anos de miséria,mais bancas rotas que deram estas mas governacoes destes imbecis,só querem o assalto ao poder a qualquer preço,vamos escorracalos ,no dia das eleições,vamos correr com esta escumalha Vamos correr com esta escumalha que nós tem,mal governado estes seis anos vamos todos acordar,venha gente honesta,que não sejam ladroes,que não nos façam pagar mais impostos,isso os portugueses agradecem.
  • Perguntas incómodas
    03 jan, 2022 País 22:06
    Nenhuma das medidas que se propõe fazer, foram chumbadas pelos parceiros da Geringonça. Logo, porque não as fez, nos 6 anos em que lá esteve? E se não as fez antes quando tinha condições para tal, o que é que nos garante que as vai fazer agora?
  • EU
    03 jan, 2022 PORTUGAL 21:55
    Numa acção de campanha eleitoral em 2011, Passos Coelho em Vila Franca de Xira, a uma pergunta de uma Criança disse que NÃO mexeria nos impostos, respondendo com a expressão " isso é uma TONTARIA ", enquanto lhe colocava a mão na cabeça. Essa imagem ainda hoje me acompanha. Pois a PRIMEIRA medida foi mexer, para menos, nas PENSÕES/REFORMAS. Na altura, EU, através do programa OPINIÃO PÚBLICA da Sic, disse que essa maneira de proceder por parte do Primeiro-ministro PC, era uma GAROTICE, pois tinha uma Criança sido ENGANADA. Não aceito que se minta a uma Criança. Hoje, ouço o Secretário-geral do PS dizer que TODOS, e não só EU, vamos VIVER melhor a partir do dia 30. Pois bem, em que País vive este Senhor? Este Senhor paga combustível? Paga portagens? Paga idas a oficinas auto? Paga água, electricidade e BENS essenciais? No fundo, o Cidadão António Costa tem o conhecimento do AUMENTO de tudo aquilo que o cidadão comum consome diariamente? Pelo que ouvi, CONCERTEZA, estou novamente perante uma NÃO VERDADE em tempo de campanha. É dito que o rendimento das Pessoas vai AUMENTAR. Mas de seguida é dito que a SEMANA vai passar a QUATRO dias. Será também outra TONTARIA? Por outro lado, a DÉCIMA prioridade diz que o rendimento vai crescer 5% ao ano. É caso para perguntar, e eu sou TOLINHO para acreditar? Já agora que o debate Rio/Ventura acabou vou deixar um ALERTA, cuidado com o candidato do chega. Afinal Ele é entrevistado ou ENTREVISTADOR? Qual é o LUGAR dele? Cuidadinho, se quiserem.

Destaques V+