A+ / A-

Covid-19: Cerca de 83% das pessoas com mais de 65 anos com a dose de reforço

21 dez, 2021 - 19:46 • Lusa

António Costa atribuiu à vacinação a redução atual de internamentos e mortes por covid-19, em comparação com há um ano.

A+ / A-

Veja também:


Cerca de 83% das pessoas com mais de 65 anos já receberam a dose de reforço, anunciou hoje o primeiro-ministro, que atribuiu à vacinação a redução atual de internamentos e mortes por covid-19, em comparação com há um ano.

Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, António Costa adiantou que já estão vacinadas com a dose de reforço 83,5% das pessoas com mais de 65 anos e cerca de 96 mil crianças, um "esforço que prosseguirá ao longo das próximas semanas".

Para quarta-feira, "estão mais de 80 mil pessoas inscritas" para receberem a dose de reforço de imunização contra o coronavírus, adiantou.

De acordo com o primeiro-ministro, devido à vacinação contra a covid-19, Portugal tem hoje um "número de internamentos significativamente abaixo" do registado há um ano, 943 contra 3.027, o mesmo se verificando nos cuidados intensivos, com 152 doentes na segunda-feira, quando em 20 de dezembro de 2020 eram 483.

A vacinação permitiu também, segundo António Costa, baixar o número de óbitos por covid-19, que foi de 18 na segunda-feira, enquanto a 20 de dezembro de 2020 se registaram 71 mortes.

"Queria deixar bem claro que a vacinação vale a pena e é a ferramenta mais efetiva para evitar a transmissão, a mais efetiva, sobretudo, para garantir a menor severidade da infeção", salientou o primeiro-ministro.

Os centros de vacinação contra a covid-19 vão estar encerrados no período de Natal e fim de ano, nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro e no dia 1 de janeiro, informou hoje a Direção-Geral da Saúde.

Até ao final do ano, os centros de vacinação só estarão abertos na quarta e quinta-feira desta semana e, na semana seguinte, nos dias 27,28, 29 e 30. Em comunicado, a Direção-Geral da Saúde (DGS) acrescenta ainda que no dia 23, quinta-feira, os centros de vacinação irão funcionar apenas em regime "Casa Aberta" para pessoas com 65 ou mais anos.

Atualmente, está em curso o processo de vacinação com a dose de reforço de pessoas com 65 ou mais anos e maiores de 50 anos que tenham recebido a vacina da Janssen.

A vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos começou no passado fim de semana, em que foram vacinadas mais 95 mil menores a partir dos 9 anos, mas o processo só será retomado a partir de 06 de janeiro.

A covid-19 provocou mais de 5,35 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.812 pessoas e foram contabilizados 1.233.608 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 89 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+