Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Duarte Marques

"Congresso é oportunidade para Rui Rio unir e colar as peças no PSD"

17 dez, 2021 - 12:34 • Manuela Pires

Paulo Rangel, que saiu derrotado nas eleições diretas, vai discursar no congresso do PSD, mas não vai integrar qualquer lista ao Conselho Nacional. Duarte Marques não espera que o partido se vá digladiar no congresso.

A+ / A-

A pouco mais de um mês das eleições legislativas de 30 de janeiro é de esperar no Congresso do PSD um tom mais moderado nas críticas que muitos militantes têm feito à liderança de Rui Rio.

Até a exclusão de vários deputados e líderes das distritais da lista de candidatos a deputados nas próximas eleições pode ficar em segundo plano, para dar a ideia de que o partido está unido com o objetivo de vencer as eleições antecipadas.

Paulo Rangel, que saiu derrotado das diretas, vai discursar no Congresso de Santa Maria, mas uma fonte próxima do eurodeputado garante à Renascença que Rangel “não vai alimentar divisões em listas e não vai integrar qualquer lista ao conselho nacional”.

A ideia, para já, parece ser mostrar que o partido está unido no combate eleitoral. Duarte Marques, deputado nos últimos dez anos que agora ficou fora das listas, diz à Renascença que, “obviamente, nesta fase ninguém está à espera que o PSD se vá digladiar no congresso”.

O parlamentar afirma que o partido passou por “um período de campanha eleitoral para escolher o melhor presidente e, estando isso definido, agora alinhamos nós na estratégia vencedora, uns mais motivados do que outros”, refere.

Duarte Marques espera que o partido faça deste congresso o lançamento da campanha eleitoral. “Que seja mais uma convenção de lançamento de ideias e de novos protagonistas que possam ser as caras do PSD nas próximas legislativas e espero no próximo Governo”, defende.

O ainda deputado eleito pelo distrito de Santarém, que tem nos últimos anos acompanhado os assuntos da Administração Interna no Parlamento, revela à Renascença que enviou contributos para o programa eleitoral do partido.

Excluído das listas, espera que o congresso seja “uma oportunidade para o presidente do partido unir e colar as peças, para dar sinais de vontade de contar com todos”.

“Só podemos ganhar as legislativas se formos todos”, avisa.

Duarte Marques quer ainda ouvir o líder do PSD dizer ao congresso e ao país quais as ideias que vai defender na campanha. “Como é que vai resolver a crise económica? Como é que vai resolver o problema do Serviço Nacional de Saúde? Como vai aumentar o rendimento das empresas”, são repostas a estas perguntas que Duarte Marques quer ouvir este fim de semana do líder do PSD.

Com o líder escolhido em eleições diretas, resta ao congresso eleger outros órgãos do partido. Paulo Colaço já fez saber que vai apresentar uma lista ao Conselho de Jurisdição Nacional. Para o Conselho Nacional devem surgir várias listas, no último congresso foram dez.

Duarte Marques adianta à Renascença que vai fazer uma lista como sempre fez. “E o facto de haver muitas listas é um sinal que as pessoas querem participar e os líderes não podem ver isso como oposição, porque isso é momentâneo”, conclui.
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+