Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

MAI disponibiliza 4,2 milhões a cinco municípios para obras em esquadras e quartéis

25 mar, 2024 - 21:14 • Lusa

Alijó, Moura, São João da Madeira, Lousada e Viana do Castelo vão receber obras de construção e requalificação de esquadras e quartéis da GNR em "estado de degradação".

A+ / A-

O Governo estabeleceu esta segunda-feira contratos com os municípios de Alijó, Moura, São João da Madeira, Lousada e Viana do Castelo para intervenção em esquadras da PSP e quartéis da GNR, num investimento global de 4,2 milhões de euros.

Os contratos interadministrativos foram assinados esta tarde, numa cerimónia que decorreu no Ministério da Administração Interna (MAI), em Lisboa, e dizem respeito a obras de construção e requalificação de esquadras e quartéis da Guarda Nacional Republica (GNR) que se encontram "em estado de degradação".

Um dos equipamentos que será construído é o novo quartel da GNR de Alijó, no distrito de Vila Real, que representa um investimento de mais de 1,4 milhões de euros, perspetivando-se a sua conclusão até 2026.

O novo posto vai substituir o "edifício degradado da antiga cadeia".

"É uma obra há muito esperada pela população e que vai fazer uma grande diferença", afirmou, durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Alijó, José Rodrigues Paredes (PSD).

No caso do município alentejano de Moura, do distrito de Beja, o acordo assinado com o MAI visa requalificar a esquadra da PSP, num valor estimado de mais de 650 mil euros.

"Hoje é um dia memorável para Moura. Um caminho que se faz desde 2018", sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Pato Azedo (PS).

Já no caso do município de São João da Madeira, no distrito de Aveiro, será reabilitada a esquadra da PSP local, num investimento superior a dois milhões de euros.

Em Lousada, distrito do Porto, o acordo assinado com o Governo vai permitir reabilitar o quartel da GNR, um edifício "com duas décadas e problemas de infiltração".

O MAI estabeleceu também um acordo interadministrativo com o município de Viana do Castelo para a construção do novo quartel da GNR de Lanheses.

No final da sessão, em declarações aos jornalistas, o Ministro da Administração Interna, o socialista José Luís Carneiro, sublinhou a importância desta cooperação entre o Governo e os municípios e instou o próximo executivo social-democrata a seguir "este caminho".

"Estamos a preparar as pastas de transição. Vamos transmitir a quem vier estas linhas mestras do trabalho que tínhamos em curso. Desejamos que continue a cooperação com os municípios. É fundamental", defendeu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+