Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comissão parlamentar ao caso das gémeas "não vai acrescentar nada", diz Pedro Nuno Santos

08 abr, 2024 - 21:08 • Ricardo Vieira

"É uma questão que nos preocupa", mas "estamos a banalizar a utilização de comissões parlamentares de inquérito", afirma o líder do PS.

A+ / A-

Uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) ao caso das gémeas "não vai acrescentar nada a este tema", defende o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, em entrevista à TVI/CNN Portugal.

O líder socialista ressalva que o caso das gémeas, que tiveram acesso a um medicamento inovador na sequência de uma alegada cunha para a primeira consulta, "é uma questão que preocupa" o partido, mas alerta para a banalização da figura das CPIs.

"Estamos a banalizar a utilização de comissões parlamentares de inquérito. Já há quatro", declarou Pedro Nuno Santos, que remete uma decisão final para a bancada parlamentar socialista.

A comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas vai ser pedida pelo Chega, anunciou André Ventura na semana passada.

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde conclui que "não foram cumpridos os requisitos de legalidade no acesso das duas crianças à consulta de neuropediatria" uma vez que a marcação - feita através da Secretaria de Estado da Saúde - não cumpriu a portaria que regula o acesso dos utentes ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A IGAS concluiu ainda que a prestação de cuidados de saúde às crianças decorreu "sem que tenham existido factos merecedores de qualquer tipo de censura".

O caso das duas gémeas residentes no Brasil que adquiriram nacionalidade portuguesa e receberam em Portugal, em 2020, o medicamento Zolgensma, com um custo total de cerca de quatro milhões de euros, foi divulgado pela TVI, em novembro, e está ainda a ser investigado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Uma auditoria interna do Hospital Santa Maria já tinha concluído que a marcação da primeira consulta hospitalar pela Secretaria de Estado da Saúde foi a única exceção ao cumprimento das regras neste caso.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Andrade
    11 abr, 2024 Porto 07:35
    Todos já sabemos que o Martelo mexeu nos cordelinhos.,.. afinal 4 milhões para qualquer mortal não é nada, devia era ter coragem e assumir a responsabilidade, não passa de um banana mentiroso

Destaques V+