Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sondagem. PS lidera intenções de voto para as legislativas

06 nov, 2021 - 09:45 • Redação

A sondagem da Católica para o Público, RTP e Antena 1 mantém, no essencial, o equilíbrio de forças atualmente existente no Parlamento.

A+ / A-

O PS está à frente nas intenções de voto. Se as eleições fossem agora, os socialistas ganhariam, mas sem maioria absoluta. Uma sondagem da Universidade Católica mostra que os socialistas têm uma vantagem sobre o PSD (de nove pontos percentuais), mas longe de uma maioria absoluta.

Já a esquerda mantém-se maioritária e as forças que compuseram a “geringonça” somam o mesmo que em 2015.

O inquérito revela uma subida do Chega e do Iniciativa Liberal, mas no Parlamento continua a haver uma maioria dos partidos da área socialista.

O PS tem 39%, mais do que obteve nas últimas eleições, há dois anos. O PSD também sobe em relação a 2019. Tem agora 30%.

O Bloco de Esquerda mantém-se terceira força política, mas desce para 7%.

Em quarto lugar aparece o Chega com 5%, quando nas últimas eleições teve 1%. A CDU também fica com 5%, mas perde face às últimas legislativas.

O Iniciativa Liberal, tal como o Chega, sobe de um para 5%. O PAN mantém a mesma percentagem: 3%.

O CDS cai para último lugar, com 2%, quando nesta legislatura era a quinta força política mais representada no Parlamento.

Há ainda 32% que não sabem em quem vão votar ou não responderam.

Após o chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República agendou legislativas antecipadas para 30 de janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    08 nov, 2021 ILHAVO 13:50
    Há um "iluminado" na nossa praça jornalística que afirmou (hoje mesmo, salvo erro) que " votar no PS é votar no "dito-cujo taliban da política portuguesa" - sabem bem qual é, não sabem? Ressalvando todas as dúvidas que o PS possa ou não suscitar, o trapalhão deve ter-se enganado: votar no PSD (e no CDS) é que está provado já ter sido, e poder com grande probabilidade voltar a ser, votar no "dito-cujo"! [Aliás foram eles os seus fundadores!] Ora provem lá que não a quem não seja tolo.
  • Cidadao
    08 nov, 2021 Lisboa 11:25
    As sondagens valem o que valem - Rui Moreira ia ter Maioria Absoluta, e não teve; Medina ganhava outra vez Lisboa e quem lá está não é Medina, é Moedas. Como se diz na Bola: "prognósticos? Só no fim do jogo". Até às Eleições muita coisa tem de ser clarificada e esclarecida, nomeadamente quem é o lider do PSD, quais as propostas para o País e para os Portugueses, e o que é que os 2 principais partidos (PS e PSD) tencionam fazer se nenhum, como se espera, tenha Maioria Absoluta. Porque se houver uma Maioria Absoluta, está tudo resolvido: são 4 anos de autismo, arrogância e tirania à nossa espera, em prol duma "estabilidade" tipo paz podre.
  • Bruno
    06 nov, 2021 aqui 21:10
    As pessoas estão satisfeitas com os ordenados miseráveis que existem em Portugal, em virtude da estagnação económica que existe no país há mais de 20 anos. Os portugueses estão contentes e não são ambiciosos.

Destaques V+