Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições antecipadas. PS respeita decisão de Marcelo e nega responsabilidade pela crise política

04 nov, 2021 - 20:45 • Redação

José Luís Carneiro diz que os socialista tudo fizeram para evitar a crise política, mas PCP e BE "rejeitaram as propostas do Governo sabendo que o Presidente havia anunciado que marcaria eleições se o Orçamento fosse chumbado".

A+ / A-

O secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, "compreende e respeita" a decisão do Presidente da República, de convocar eleições antecipadas para 30 de janeiro, e aponta o dedo ao PCP e ao Bloco por terem chumbado o Orçamento do Estado para 2022.

"O PS tudo fez para evitar esta crise política", afirmou o dirigente socialista, em conferência de imprensa na sede do partido.

José Luís Carneiro diz que o Governo foi "até ao limite do interesse nacional" para fazer aprovar o Orçamento do Estado para 2022, e que foram os partidos que o escolheram chumbar, "sabendo que o Presidente convocaria eleições".

O secretário-geral adjunto do PS considera que o Governo “apresentou uma boa proposta de Orçamento” que “previa mais investimento público”, “tinha apoios muito significativo para as empresas e para o conjunto da economia”.

José Luís Carneiro garante ainda que "não haverá um vazio do poder" e que o partido procurará a aplicação "atempada" do PRR e que o país seja "prejudicado o menos possível".

“Apelamos a uma forte mobilização dos portugueses para garantir certeza, confiança e estabilidade, fatores essenciais para o país”, declarou.

Num balanço da governação socialista, José Luís Carneiro disse que o executivo fez "um esforço imenso para chegar até aqui em Portugal e na Europa. Tivemos que vencer os momentos mais críticos da pandemia e proteger as nossas condições de vida. Conseguimo-lo", referiu.

O secretário-geral adjunto do Partido Socialista garante que "com o PS não haverá vazio de poder" até Portugal ter um novo Governo.

"Procuraremos que esta situação prejudique o menos possível o interesse de Portugal e dos portugueses. Tudo faremos para garantir a atempada e eficaz aplicação dos fundos europeus", salientou.

s eleições legislativas antecipadas vão realizar-se no dia 30 de janeiro do próximo, anunciou esta quinta-feira o Presidente da República.

Na mensagem que dirigiu ao país, para anunciar a convocação do ato eleitoral e para fundamentar as razões por que decidiu avançar com a dissolução do Parlamento, no quadro do chumbo do Orçamento do Estado para 2022, o Chefe do Estado desdramatizou uma nova ida às urnas, embora tenha reconhecido que “todos dispensávamos mais uma eleição”, poucos meses após as Autárquicas de setembro.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+