Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Orçamento 2022

“BE e PCP preferiram os jogos de poder”, acusa Carlos César

25 out, 2021 - 19:07 • Eunice Lourenço

Presidente do PS acusa partidos da esquerda de “insensatez” e de terem uma “agenda irrealizável”.

A+ / A-

Veja também:


O presidente do PS, Carlos César acusa PCP e Bloco de Esquerda de “insensatez” e de preferirem “os jogos de poder” ao bem do país por terem decidido votar contra o Orçamento do Estado (OE) para 2022.

Num texto publicado no Facebook com o título “BE e PCP preferiram os jogos de poder”, César repete alguns dos argumentos já usados nesta segunda-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, e afirma a disposição do PS para ir a eleições.

“Cá estamos e cá estaremos, respeitando a vontade do povo”, conclui César, que corrobora a ideia de que nunca o Governo tinha ido tão longe nas negociações com PCP e Bloco.

“Que mais podiam fazer o Governo e o PS?! De cada vez que o Governo avançava nas negociações ou se aproximava de um acordo, eles faziam por ignorar ou davam novos passos adiante para ficarem sempre mais longe de um consenso mínimo. Procuraram sempre uma agenda inaceitável e irrealizável no curto prazo e num país como o nosso”, acusa o presidente socialista.

“Bastou ouvir, também o PCP, a dizer que exigia, já no próximo dia 1 de janeiro, a atualização do salário mínimo nacional para 850 euros (se assim fosse, íamos ver pequenas e médias empresas a caírem, um pouco por todo o país, como castelos de cartas, transformando salários em subsídios de desemprego e falências empresariais). De facto, só ‘por magia’ era possível contornar essa via de insensatez”, continua o dirigente do PS, numa referência à afirmação do líder comunista, Jerónimo de Sousa, que esta segunda-feira disse que só por magia seria possível mudar a posição que acabava de anunciar de votar contra o OE.

“Ninguém ganha com a reprovação do Orçamento de Estado: muito menos o nosso país. Bem precisávamos, agora, de prosseguir sem interrupção, com normalidade e com confiança a concretização dos novos projetos de investimento e das medidas do Orçamento e do PRR. Não devia nem tinha que ser assim”, lamenta Carlos César, garantindo que “o PS continuará a trabalhar para recuperar Portugal e prosseguir na consolidação do percurso de crescimento, com a liderança competente e rigorosa do primeiro-ministro António Costa”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+