Tempo
|
A+ / A-

Rui Rio apresenta recandidatura. "Seria muito prejudicial se o PSD mudasse de líder"

22 out, 2021 - 18:47 • Ricardo Vieira

PSD está agora mais perto de ganhar as eleições legislativas e Paulo Rangel teve "o pior resultado da história do PSD". Frases fortes do atual líder social-democrata.

A+ / A-

"Seria muito prejudicial para o país e para o PSD se o partido mudasse de líder", declarou Rui Rio na apresentação da recandidatura à liderança da presidência do Partido Social-Democrata.

Numa cerimónia realizada no Porto, Rui Rio considera que o PSD não pode desaproveitar a oportunidade criada pelo que considera ser um bom resultado nas eleições autárquicas, em que o partido "atingiu todos os objetivos" e reconquistou Lisboa.

"Ganhar as próximas eleições legislativas e substituir a governação socialista está hoje seguramente bem mais perto de nós, como todo o partido e todo o país sabe e soube reconhecer", declarou o líder do PSD.

Rangel teve "o pior resultado da história do PSD"

As eleições diretas no PSD estão marcadas para 4 de dezembro. Rui Rio terá como adversário o eurodeputado Paulo Rangel.

Na apresentação a recandidatura, o atual líder do PSD lançou farpas a Paulo Rangel, afirmando que teve "o pior resultado da história Partido Social-Democrata".

O antigo presidente da Câmara do Porto diz que não está em causa escolher um "bom tribuno" ou um "eficaz angariador de votos partidários", em nova indireta a Rangel.

"Não estamos perante a escolha de um bom tribuno, nem de um eficaz angariador de votos partidários. Estamos perante a responsabilidade da escolha de alguém que tenha capacidade de resiliência, coerência de percurso, experiência e vocação executiva, e inequívocos atributos de liderança", atirou Rui Rio.

Rui Rio falou das divisões internas no PSD e lamentou o que disse ser a "tendência autofágica" do partido, considerando que a convocação de diretas foi um "aventureirismo", uma vez que Portugal pode ir para eleições antecipadas se o Orçamento for chumbado.

"É certo que num curto espaço de três semanas uma incompreensível tendência autofágica originou divisões internas que o bom-senso aconselharia a evitar num período tão favorável ao nosso partido", declarou.

"É certo que a convocação do nosso congresso, antes de se saber se o país não terá eleições antecipadas, constituiu um aventureirismo que a sensatez, prudentemente, evitaria. Apesar destes aspetos negativos que em nada são da minha responsabilidade os portugueses não entenderiam uma não candidatura do líder, que com o generoso contributo de tantos militantes conseguiu os êxitos que aqui enunciei", sublinhou Rui Rio.

"Tudo fiz para agregar"

Questionado pelos jornalistas como pensa resolver as divisões internas, caso seja reeleito líder, Rui Rio respondeu que tudo tem feito pela união do PSD, mas não pactua com "mentiras e hipocrisia".

“Vou ter a mesma atitude que tive até aqui. Quando dizem que eu não quero agregar, sabem que é mentira e eu detesto a mentira e a hipocrisia. Na primeira eleição tive como adversário o dr. Santana Lopes e convidei-o para o conselho nacional e convidei Paulo Rangel para essa lista e Fernando Negrão para líder parlamentar", salientou.

Rui Rio garante que "tudo fez para agregar, mas só pode agregar quem quer ser agregado".

Ataques ao Governo sem "coragem para reformar"

Na apresentação da recandidatura, o presidente do PSD também deixou duras críticas ao Governo, pelas ajudas à TAP, injeção de capital no Novo Banco e o "perdão fiscal à EDP no negócio de venda de barragens.

"Portugal precisa de um Governo com uma estratégia de redução da carga fiscal e da dívida pública, e racionalização da despesa. Precisamos de um Governo e de uma maioria com coragem para reformar, com coragem para libertar o que ao longo do tempo os interesses corporativos e pessoais enquistaram na forma como melhor lhes convém", atirou.

Para Rui Rio, "sem coragem e despendimento pelo poder não há reformas, porque reformas implica arriscar, pôr em causa interesses instalados que quem gere o sistema em que ele próprio vive jamais terá condições de afrontar".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vai-te embora pá
    22 out, 2021 Estás lá ha 4 anos e não tens nada para mostrar 20:20
    Coitado... Alguém que desde que lá está, perdeu estrondosamente todas as eleições - Todas, leram bem, as autárquicas foi o PS quem ganhou - vir falar que Rangel teve o pior resultado do PSD, só pode ser uma anedota. O Parolo do Norte inventou essa sozinho, ou teve ajudas? Um inerte que em 3,5 anos mais não foi que um inexistente que tornou o PSD numa "coisa esquisita" que nem faz Oposição, nem desmonta o teatro de Costa, nem se perfila como alternativa, devia era ter um assomo de dignidade e sair pelo seu pé, principalmente depois do Conselho do partido, que ele julgava ter no bolso, ter chumbado a tentativa de dramatismo barato de adiar eleições no PSD "porque o País pode ir para Eleições". E era ele, que as ia ganhar ao PS, e era com "coisa nenhuma". Está lá há 4 anos, e não tem nada para mostrar.

Destaques V+