Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2022. Défice em 3,2%, dívida pública em 123% e desemprego nos 6,5%, avançam os Verdes

06 out, 2021 - 14:42 • Lusa

Neste ano, o emprego deverá atingir "níveis pré-pandémicos, com perspetivas de melhorar no ano que vem", avançou o ministro das Finanças à delegação do PEV, que quer ver "reflexos na vida material das pessoas".

A+ / A-

O PEV adiantou nesta quarta-feira que o Governo lhe comunicou um cenário macroeconómico para o próximo ano com previsões de redução do desemprego para 6,5%, um défice de 3,2% e com a dívida pública a baixar para 123%.

Estes dados do Governo foram transmitidos aos jornalistas pelo deputado do PEV José Luís Ferreira, após uma reunião com o executivo no Parlamento sobre o cenário macroeconómico da proposta de Orçamento do Estado para 2022.

Segundo José Luís Ferreira, durante a reunião, a delegação do Governo, liderada pelo ministro de Estado e das Finanças, João Leão, comunicou que se prevê que "este ano o emprego atinja níveis pré-pandémicos, com perspetivas de melhorar no ano que vem, passando de 6,8% no final de 2021 para 6,5 em 2022".

Em relação ao crescimento da economia, segundo o PEV, "o Governo prevê que seja de 4,6% este ano e de 5,5% em 2022".

"A previsão de inflação é de 0,9%, com o investimento público a crescer 30%. A dívida pública situar-se-á em 123% do PIB (Produto Interno Bruto) e o défice baixará de 4,5% para 3,2% em 2022", adiantou José Luís Ferreira, citando dados que lhe foram comunicados pelo executivo.

É altura de "valorizar salários"

Perante estes números, José Luís Ferreira defendeu que, "se há crescimento da economia, esse crescimento tem de ter reflexos na vida material das pessoas, desde logo ao nível do poder de compra".

"Se não valorizamos os salários quando a economia está a crescer, então nunca é oportuno valorizar os salários", advertiu.

O dirigente do PEV manifestou-se depois apreensivo por "a corrida" pela descida do défice poder comprometer as "respostas que são necessárias dar no Orçamento do Estado aos problemas do país".

"Na semana passada, o PEV transmitiu ao Governo os eixos que considera fundamentais ao nível do Orçamento do Estado: travar as alterações climáticas, investir na despoluição dos recursos hídricos e na resolução de diversos passivos ambientais, e combater a pobreza, designadamente aumentando a justiça social com o aumento da progressividade do IRS", referiu.

José Luís Ferreira falou ainda em exigências de "serviços públicos para todos e uma aposta séria na produção nacional".

"Até agora, não está mais nenhuma reunião prevista com o Governo", acrescentou.

O PSD, o BE, o PCP, o CDS-PP, o PAN, o PEV, o Chega e a Iniciativa Liberal estão a ser recebidos pelo Governo para debater o Orçamento do Estado para 2022. Para as 16h30, estão marcados os encontros com as duas deputadas não inscritas Cristina Rodrigues e Joacine Katar Moreira, respetivamente.

A votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2022 está marcada para 27 de outubro e a votação final global do documento agendada para 25 de novembro.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+