A+ / A-

RIR acusa PAN de apropriação de frase de Tino: "PAN com manteiga"

26 fev, 2024 - 17:17 • Redação

O R.I.R afirma que o slogan "PAN, PAN, PAN com manteiga vegetal é tão bom" é retirado da música "Pão Pão, Fiambe Fimbre" de Tino de Rans.

A+ / A-

O partido Reagir, Incluir e Reciclar (R.I.R) acusou o Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) de ter utilizado como slogan uma frase de Vitorino Silva, conhecido como Tino de Rans (fundador do R.I.R), sem autorização do mesmo.

Em causa está a frase "PAN, PAN, PAN com manteiga vegetal é tão bom", presente em alguns elementos de campanha e propaganda do PAN, nomeadamente em sacos de pano.

"Foi com enorme estupefação que tomamos conhecimento há minutos de que o PAN ilegitimamente se apropriou de uma frase que nos lembra o famoso êxito 'Pão Pão, Fiambre Fiambre' do nosso fundador Tino de Rans", afirma o R.I.R em comunicado citado pelo Notícias Ao Minuto.

O comunicado do R.I.R relembra ainda que "Vitorino Silva, além de fundador do Partido Reagir Incluir Reciclar, integra os órgãos nacionais do Partido R.I.R. e é candidato cabeça de lista ao círculo eleitoral do Porto, tendo fortes possibilidades de ser eleito deputado".

Também nas redes sociais o partido expôs a sua indignação, onde afirma que "até o PAN se inspira no nosso fundador Tino de Rans".

O próprio fundador do partido R.I.R já reagiu à polémica através de um vídeo publicado na sua conta de YouTube, em que constata que "Pão com manteiga vegetal é muito bom, mas Votar no RIR é muito melhor".

"Exigimos um pedido de desculpas público e a inutilização e retirada imediata de toda a propaganda eleitoral que contenha a frase", refere o partido segundo a fonte Notícias ao Minuto, deixando claro que "iremos apresentar queixa juntos das instituições próprias e exigimos a imediata retratação do PAN".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+