Tempo
|
A+ / A-

Congresso do PS

Costa diz que ataques a Cabrita são "revoltantes e desprezíveis"

28 ago, 2021 - 21:18 • João Carlos Malta

"Não ia a conduzir, era passageiro", repetiu o primeiro-ministro por diversas vezes. Costa pediu respeito para com a família da vítima.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, disse na noite deste sábado em entrevista à SIC, que "lamenta ainda o “aproveitamento” de um “assunto lamentável como a perda de uma vida humana” para um “ataque político a uma pessoa que era um passageiro num automóvel”.

Durante o congresso do PS, no Algarve, quando questionado sobre se se devia saber a que velocidade circulava o carro em que seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e que vitimou um trabalhador da Brisa, António Costa mostrou-se muito descontente com a forma como o tema tem sido tratado no espaço público.

“Os inquéritos devem ser feitos pelas autoridades judiciárias e todos devemos confiar nelas", disse, rotulando mais uma vez as acusações ao ministro como política de "casos e casinhos".

"Não vou especular. O único assunto lamentável aqui é a vida humana que se perdeu. Se houvesse respeito, aguardava-se que as autoridades apurassem o que aconteceu e não se aproveitasse uma perda humana para fazer um ataque político a uma pessoa que era um passageiro num automóvel", argumentou.

"É das coisas mais revoltantes e desprezíveis que tenho assistido”, acrescentou.

Costa disse que se trata de "um caso humano doloroso", em que "a família está a sofrer", e que usar o caso "para atarcar um ministro" é revoltante.

"Não ia a conduzir, era passageiro", repetiu Costa.

Já sobre outro ministro, o das Obras Públicas, quando lhe foi perguntado sobre a chegada em silêncio de Pedro Nuno Santos ao congresso, já depois do arranque dos trabalhos, Costa recusou ter ficado desagradado, sublinhando que o PS é um “partido livre”.

Sobre Pedro Nuno Santos, o primeiro-ministro disse que está contente” com o trabalho que tem feito em vários dossiers, nomeadamente na reestruturação da TAP e no relançamento da ferrovia.

Durante a manhã, num discurso aos congressistas, o primeiro-ministro e líder do PS prometeu continuar a investir no serviço Nacional de Saúde (SNS) e também salvar a TAP. “Vamos continuar a reforçar o SNS”,declarou no discurso de arranque do 23.º congresso do PS, que decorre este fim de semana em Portimão.

Num pavilhão que serviu de hospital de campanha até fevereiro, Costa fez questão de fazer um agradecimento a todos os profissionais de saúde e com isso levantou pela primeira vez os congressistas num aplauso. O agradecimento às Forças Armadas “pela sua capacidade logística, de comando e controlo” também foi bastante aplaudido, mas já sem pôr o congresso de pé.

“Não será quando a vacinação vencer a pandemia que vamos deixar de investir no SNS”, garantiu António Costa, que considera que o investimento feito antes da pandemia no SNS foi essencial para a resposta dada. Segundo primeiro-ministro, em “nenhum momento, nenhum profissional de saúde teve de ser sujeito à violência de escolher entre quem salvar e quem deixar morrer”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    30 ago, 2021 Lisboa 13:20
    Revoltante e desprezível é esse tipo manter-se sequer na política, quanto mais no governo, só porque é amigalhaço de longa data do Costa, que de competência, pouca ou nenhuma.
  • Americo Anastacio
    29 ago, 2021 Leiria 15:39
    Alguém ainda espera que dada a formação, ou falta dela que Costa saiba o que é responsabilidade politica ? Responsabilidade politica ou outra.

Destaques V+