Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autárquicas 2021. Rui Rio lamenta que país esteja cada vez mais desequilibrado

27 ago, 2021 - 18:35

O líder do PSD considera importante que os presidentes de câmara do interior do país “sejam pessoas competentes e com vontade de lutar contra este excesso de concentração e de centralização” na capital e, em parte, no Porto.

A+ / A-

O presidente do PSD, Rui Rio, considerou esta sexta-feira que Portugal “se tem vindo a desequilibrar cada vez mais” e apelou aos autarcas que lutem contra o “excesso de concentração e de centralização” em Lisboa e Porto.

“É um país que, cada passo que dá, se tem vindo a desequilibrar cada vez mais”, lamentou Rui Rio, ao discursar durante um almoço com candidatos autárquicos em Lamego.

Na sua opinião, é importante que os presidentes de câmara do interior do país “sejam pessoas competentes e com vontade de lutar contra este excesso de concentração e de centralização” na capital do país e em parte da segunda área metropolitana de Portugal.

Rui Rio disse que, se há uns anos se dizia que Portugal “era um país desequilibrado entre o litoral e o interior”, hoje a situação é pior.

“Já nem sequer podemos dizer que há um desequilíbrio entre o interior e o litoral, porque há já no litoral concelhos que têm quase os mesmos problemas do interior, tal é a concentração e a centralização que existe na área metropolitana de Lisboa e um pouco na área metropolitana do Porto”, lamentou.

O líder social-democrata afirmou que mesmo as verbas da “bazuca” não têm esta situação em consideração: “em prol do interior, do reequilíbrio do país, pode haver muita conversa, mas ações em concreto não há”.

Rui Rio defendeu que “o país precisa de reformas estruturais que rasguem novos horizontes às pessoas”, mas os socialistas “não têm vontade” de as fazer.

“Não querem porque não lhes interessa mudar aquilo que está configurado à sua semelhança, ou seja, o sistema em que nós hoje vivemos é um sistema que se confunde com o próprio PS”, frisou.

É por isso que, segundo Rui Rio, das propostas que o PSD apresenta para mudar, só será aceite “aquilo que possa parecer que muda desde que tudo consiga ficar mais ou menos na mesma”.

“É a mudança necessária para tudo ficar na mesma, porque a mudança para mudar mesmo o país e para rasgar horizontes às pessoas nunca quererá o PS fazer”, sublinhou.

Rui Rio está hoje no terceiro dia de uma “volta” que vai dar ao país, em ações de pré-campanha.

De manhã, visitou a Santa Casa da Misericórdia de Resende e a empresa Cermouros, no mesmo concelho, e, depois do almoço em Lamego, seguiu para Vila Nova de Paiva, onde inaugurará a sede da candidatura autárquica e visitará os bombeiros voluntários.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    27 ago, 2021 Lisboa 18:32
    É a desculpa habitual deste "lider" de Oposição falhado: o País precisa de reformas mas o PS não as quer fazer. E é com esta estória da Carochinha que justifica a quase total ausência de Oposição, de apresentação clara de uma alternativa de governo, ou sequer de ser a Voz de quem não se revê na governação PS. 3,5 anos de Rui Rio e o PSD ... ninguém sabe o que é. Não ponham este tipo a andar, não...

Destaques V+