Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Criptomoedas. Detido em Portugal norte-americano suspeito de lavar milhões

26 abr, 2024 - 09:05 • João Malheiro

Ao todo, a PJ e o FBI suspeitam que pelo menos cerca de 1.500 milhões de euros em bitcoins.

A+ / A-

A Polícia Judiciária cooperou com o FBI para deter o fundador da Samourai Wallet, um site de criptomoedas, que se suspeita ser uma central para lavagem de dinheiro.

Em comunicado, a PJ refere que William Lonergan Hill terá usado o site para branquear fortunas de origem criminosa.

Em parceria com as autoridades norte-americanas, foram feitas buscas na zona da grande Lisboa.

"O detido, um cidadão norte-americano com pedido de extradição, administrador de uma carteira de criptoativos, é o principal suspeito de uma rede usada em larga escala para branqueamento de capitais, que prestava vários serviços aos seus clientes com o intuito de branquear os rendimentos provenientes de atividades ilícitas", descreve a PJ.

A "Operação Samourai" recolheu e partilhou lementos que relacionam os administradores da carteira de criptoativos com atividades de branqueamento de capitais. Um dos serviços envolve fundos potencialmente identificáveis ou “contaminados” com outros, de modo a apagar o rasto e impossibilitar a identificação originária, bem como o seu congelamento pelas autoridades.

Ao todo, a PJ e o FBI suspeitam que pelo menos cerca de 1.500 milhões de euros em bitcoins.

"Presente à autoridade judiciária para primeiro interrogatório, o detido ficou em prisão preventiva enquanto aguarda o processo de extradição", esclarce, ainda, o comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+