Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ordem dos Psicólogos recebeu 207 denúncias de usurpação de título

07 abr, 2024 - 10:43 • Lusa

OPP "alerta para o perigo de quem se faz passar por psicólogo sem o ser".

A+ / A-

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) recebeu 207 denúncias de usurpação de título desde 2021 e, durante os primeiros três meses deste ano, deram entrada 25 queixas, foi anunciado este domingo.

A OPP "alerta para o perigo de quem se faz passar por psicólogo sem o ser", no âmbito do Dia Mundial da Saúde que hoje se comemora.

"É fundamental que se saiba se se está a consultar um profissional que trabalha com base na evidência científica, como os psicólogos. Essa distinção é importante nas mais variadas áreas em que intervém a psicologia", defendeu o bastonário da OPP, Francisco Miranda Rodrigues, citado num comunicado.

Para ajudar a confirmar se há ou não usurpação de funções, a OPP disponibiliza no seu "site" na Internet um diretório de psicólogos (https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/membros).

"A prática da psicologia e a prestação de serviços psicológicos por profissionais não qualificados colocam uma ameaça à saúde pública e ao bem-estar dos cidadãos. Em Portugal, a prática da Psicologia exige a inscrição na OPP", lembrou. .

Caso quem procure por um psicólogo e não encontre o nome ou suspeite de algo, a OPP solicita que qualquer dúvida deve ser comunicada para o endereço de "mail" info@ordemdospsicologos.pt, pedindo esclarecimentos à pessoa visada na denúncia.

"Não sendo esses esclarecimentos suficientes e havendo evidência bastante, é apresentada uma denúncia ao Ministério Público e envia para entidade fiscalizadora da legalidade dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde", sublinha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+