Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido e Canadá contra uso de bombas de fragmentação

08 jul, 2023 - 16:27 • Lusa

Os Estados Unidos anunciaram que vão enviar deste tipo de armamento para a Ucrânia.

A+ / A-

O Reino Unido e o Canadá manifestaram-se contra o uso de bombas de fragmentação, depois de os Estados Unidos terem anunciado o envio deste tipo de munições à Ucrânia, invadida pela Rússia.

De acordo com a agência Europa Press, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, disse que o seu país "desencoraja" o uso de bombas de fragmentação, no seguimento do anúncio de sexta-feira de que os Estados Unidos da América (EUA) vão fornecer este tipo de munições à Ucrânia.

Rishi Sunak lembrou que o Reino Unido é um dos 123 países signatários da Convenção sobre Munições de Fragmentação de 2008, que proíbe o uso de bombas de fragmentação, e destacou que Londres está a fornecer tanques e armas de longo alcance a Kiev para lutar contra a invasão russa.

"Continuaremos a fazer a nossa parte para apoiar a Ucrânia contra a invasão não provocada e ilegal da Rússia, mas fornecendo tanques de batalha pesados e, mais recentemente, armamento de longo alcance", explicou Sunak, de acordo com o canal de televisão Sky News.

O primeiro-ministro britânico tem um encontro agendado para segunda-feira, em Londres, com o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Já o Governo do Canadá condenou o uso de bombas de fragmentação na guerra na Ucrânia, numa declaração em que explica os esforços do país para proibir o uso de outras munições indiscriminadas, como minas antipessoais, conforme expresso na Convenção de Otava, embora não tenha repudiado expressamente a decisão do Presidente norte-americano.

Numa declaração citada pela Europa Press, o Governo canadiano reitera que "cumprirá integralmente a convenção" sobre bombas de fragmentação e que continuará os seus esforços para alcançar a sua adoção universal.

A convenção foi assinada em 2008, mas não foi ratificada pelos Estados Unidos, pela Rússia e pela Ucrânia.

Segundo a Cluster Bomb Coalition, que reúne dezenas de organizações não governamentais, 97% das vítimas daquele tipo de munições, em 2021, foram civis, dos quais dois terços crianças.

Antes do anúncio dos EUA, este grupo já tinha denunciado o uso deste tipo de armamento no contexto da guerra na Ucrânia, principalmente por forças russas, mas também ucranianas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+