Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Primeiro-ministro vacinado e em isolamento? Marcelo quer saber porquê

30 jun, 2021 - 19:38 • Lusa

António Costa tem um dos elementos do seu gabinete infetado mas, apesar de já estar vacinado, as autoridades de saúde impuseram isolamento profilático ao chefe do Governo. "Isto tem de ser explicado, para que não haja a ideia errada de que a vacina não serve para nada", avisa Marcelo.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República defendeu esta quarta-feira que as autoridades sanitárias devem explicar publicamente o motivo para ser imposto isolamento ao primeiro-ministro, apesar de vacinado e com certificado digital Covid-19, por ter tido contacto com um infetado.

"Isto tem de ser explicado, para que não haja a ideia errada de que a vacina não serve para nada. Nós temos de vacinar e vacinar mais, há uma campanha de vacinação importante em curso e por isso é bom que os portugueses não fiquem com dúvidas", declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Segundo o chefe de Estado, é preciso explicar aos portugueses "por que é que uma pessoa, apesar de vacinada há mais de um mês com um certificado que lhe permite andar pela Europa e pelo mundo, sair do território português, no entanto está sujeita à mesma obrigação de quarentena ou de isolamento profilático durante dez dias que uma pessoa não vacinada ou só com uma dose de vacina".

"Tem de se explicar bem, para que não apareça como uma desvalorização da vacina", reforçou.

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu essa explicação "cabe às autoridades sanitárias" e deve ser feita publicamente: "Se for um português vacinado há mais de um mês com a vacinação completa, aí tem de se explicar ao próprio e à família porquê. Aqui, como é um primeiro-ministro, penso que é importante explicar aos portugueses porquê".

"Eu acho que esta explicação é importante, se não as pessoas ficam baralhadas, e a autoridade do Estado implica a credibilidade, credibilidade quer dizer que as pessoas acreditem em quem define regras, porque, se deixam de acreditar, entram em desconfinamento selvagem, que não tem nada a ver com desconfinamento organizado", argumentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    01 jul, 2021 ILHAVO 05:29
    Sim, expliquem bem publicamente (os que podem explicar), mas ... talvez sejam bem maiores as dúvidas geradas (ou por outros agora deliberadamente criadas) pelo "pedido público de explicações" por parte do Presidente sobre a eficácia da vacina. Vamos apostar que não tardarão, ou já aí estão, os "aproveitamentos"? [Não me parece necessário ser médico ou virologista para se entender que uma pessoa vacinada (e assim substancialmente protegida) pode ser portadora de vírus (prontinhos e "danadinhos" para mudar de poiso). Não é assim com a gripe e tantas outras doenças (virais ou não)? E, se não, porque não vão já dizer à senhora Merkel que nem ela nem os seus especialistas percebem do assunto - e são, na nossa linguagem diplomática, ... "muito injustos" ?]

Destaques V+