Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Covid-19

PS volta a adiar congresso

28 jun, 2021 - 18:49 • Susana Madureira Martins e Eunice Lourenço

Reunião socialista estava marcada para 10 e 11 de julho, com organização descentralizada em vários locais.

A+ / A-

O congresso do PS, que está marcado para os dias 10 e 11 de julho, vai ser adiado para setembro. É a segunda vez que o congresso socialista é adiado, esteve inicialmente marcado para a primavera do ano passado.

A notícia deste novo adiamento foi avançada pelo Observador e a Renascença já confirmou junto dos dirigentes socialistas que o congresso será adiado para setembro. A medida ainda terá de ser formalizada numa reunião da comissão nacional socialista que terá de ser convocada pelo presidente do partido, Carlos César.

No ano passado, o congresso socialista esteve agendado para 30 e 31 de maio em Portimão, mas foi adiado devido à situação pandémica. Na altura não foi logo anunciada nova data. Só em março deste ano é que a comissão nacional voltou a marcar uma data agora para 10 e 11 de julho e com uma localização descentralizada: os dois mil delegados seriam distribuídos por 13 pontos diferentes do país, com os trabalhos a decorrerem em modelo de videoconferência.


Em Lisboa estaria a mesa do congresso e os delegados eleitos pelas federações da Área Urbana de Lisboa (FAUL) e Oeste. Os restantes delegados reuniam-se de forma regional na Madeira, Açores, Porto, Coimbra, Portimão (Algarve), Aveiro (também junta militantes de Viseu), Estremoz (Évora e Portalegre), Mirandela (Vila Real e Bragança), Covilhã (Castelo Branco e Guarda), Fátima (Leiria Santarém), Alcácer do Sal (Setúbal e Beja), tendo ficado em aberto a localização de Barcelos ou Esposende pra juntar as federações de Braga e Viana do Castelo.

A eleição do secretário-geral, neste caso a reeleição de António Costa, já teve lugar em junho, tanto de forma eletrónica como presencial.

Contudo, um novo agudizar da situação pandémica leva os dirigentes socialistas a voltarem a optar pelo adiamento. Agora a previsão para a realização do congresso é setembro, ainda antes do início da campanha eleitoral para as eleições autárquicas que devem ser marcadas para 26 de setembro ou 10 de outubro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+