Tempo
|
A+ / A-

Demissão? "Coitado do CDS", atira Eduardo Cabrita

07 mai, 2021 - 12:57 • Celso Paiva Sol , Lusa

O presidente do CDS-PP pediu a demissão do ministro da Administração Interna depois de ter sido aceite a providência cautelar interposta por proprietários de casas no Zmar.

A+ / A-

“Coitado do CDS”. É assim que o ministro Eduardo Cabrita reage ao pedido de demissão que os populares renovaram nesta sexta-feira para o ministro da Administração Interna.

“Coitado do CDS. É um partido náufrago. Estamos aqui para salvar os portugueses, não podemos ajudar um partido náufrago”, reagiu Eduardo Cabrita.

Numa nota enviada aos jornalistas, o presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, anuncia o pedido de demissão e o de audiência ao Presidente da República no âmbito do caso dos trabalhadores de Odemira que foram transferidos para casas particulares no empreendimento Zmar – decisão que o Supremo Tribunal Administrativo veio suspender nesta sexta-feira.

“O Supremo Tribunal Administrativo acaba de suspender a requisição civil decretada pelo Governo, o que dá razão ao que o CDS-PP sempre defendeu”, sublinha Francisco Rodrigues dos Santos.

“O CDS-PP tem acompanhado desde o primeiro momento a situação vivida no Zmar, exigindo ao Governo a revogação da requisição civil e impondo-lhe que encontre uma solução alternativa com dignidade para alojar aqueles trabalhadores rurais, dispensando técnicas de ocupação próprias dos regimes comunistas”, assinala também.

No comunicado, o líder centrista diz-se escandalizado “com mais um ato de incompetência grosseira de Eduardo Cabrita” e “exige a sua demissão, por há muito tempo entender não estarem reunidas as condições para que se mantenha em funções”.

Francisco Rodrigues dos Santos anuncia também que o partido “vai solicitar audiência ao senhor Presidente da República, que jurou cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa, nomeadamente defender o direito à propriedade privada e a dignidade da pessoa humana, para abordar a gravidade deste acontecimento em Odemira”.

Para o CDS-PP, “toda esta situação demonstra total falta de sensibilidade social e competência do Governo”.

“Não é com medidas como a ocupação musculada do Zmar que Portugal consegue ter uma economia forte e de confiança, respeitar as liberdades individuais e oferecer respostas sociais adequadas”, defende ainda.

As críticas à gestão do ministro da Administração Interna à situação dos trabalhadores de Odemira têm vindo a aumentar. Nesta sexta-feira, Eduardo Cabrita reagiu à decisão do Supremo Tribunal Administrativo reafirmando que o Governo ainda não foi notificado de nada – nem do resultado nem sequer da apresentação da providência cautelar que deu origem à decisão judicial.

“Não há sequer notificação. O Governo não foi notificado de nenhum pedido apresentado pelos utentes do parque de campismo Zmar. Se for notificado, analisará e fará o que é habitual, que é os serviços jurídicos da Presidência do Conselho de Ministros prepararem a razão fundamentada que garante a manutenção da medida”, respondeu aos jornalistas.

A notícia da suspensão da requisição civil interposta pelo Governo foi dada, nesta manhã, pelo advogado de proprietários de casas no Zmar, em Odemira.

“O Supremo Tribunal Administrativo admitiu a nossa providência, [que é] de suspensão imediata da eficácia do ato administrativo”, disse Nuno Silva Vieira.

Na prática, explicou, “a partir do momento da citação do Governo”, a requisição temporária do complexo turístico Zmar decretada há uma semana pelo Governo “está suspensa”.

“Mas o Governo pode reagir e nós também podemos reagir à reação do Governo”, acrescentou o advogado, destacando que “ainda não há nenhuma decisão definitiva” do tribunal.

As freguesias de Longueira-Almograve e São Teotónio, no concelho de Odemira, estão em cerca sanitária desde a semana passada por causa da elevada incidência de Covid-19 entre os imigrantes que trabalham na agricultura na região.

Na altura, o Governo determinou "a requisição temporária, por motivos de urgência e de interesse público e nacional”, da “totalidade dos imóveis e dos direitos a eles inerentes” que compõem o complexo turístico Zmar Eco Experience, na freguesia de Longueira-Almograve, para alojar pessoas em confinamento obrigatório ou permitir o seu “isolamento profilático”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    07 mai, 2021 ILHAVO 16:56
    Não haverá muitas dúvidas de que o Ministro está a mais - pelo que diz (e como diz), pelo que não vê, pelo que faz (e como faz), e pelo que não faz. Mas o CDS, a IL, e o CHEGA precisam é de ser definitivamente mandados "encher-se de moscas". Só agora, depois de anos de loas e defesa da "livre iniciativa" de alguns (ou muitos) empresários agrícolas criminosos, e da recente providência cautelar - que julgam definitiva (mas talvez se enganem) - , é que fingem lembrar-se dos "direitos humanos" dos imigrantes asiáticos. Até aqui, a única preocupação foi a da "inconveniência" da proximidade dos referidos imigrantes, mesmo que não infectados. Deles, como de meras alfaias agrícolas, só querem as amoras e as framboezas.
  • Petervlg
    07 mai, 2021 Trofa 13:53
    Por estas palavras se vê a qualidade dos nossos ministros, é por isso que são idênticos a antigos dirigentes do PS
  • Cidadao
    07 mai, 2021 Lisboa 13:17
    A "razão fundamentada" será invocar "superior interesse público" que não existe na realidade. Mas assim neutraliza a providência cautelar. E enquanto o Tribunal analisa a petição principal - sim porque isso não vai acabar assim - passa o tempo e quando o Tribunal der razão aos proprietário, já passou a Cimeira dos Direitos Sociais e já se pode voltar a "varrer o lixo para debaixo do tapete".
  • Americo
    07 mai, 2021 Leiria 12:46
    Que trauliteiro. Este sr. sabe o que é um Estado de Direito ?

Destaques V+