Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo Banco: PS pede audição da administração de António Ramalho, BdP e Fundo de Resolução

03 mai, 2021 - 17:42 • Lusa

Pedido anunciado no dia em que o Tribunal de Contas revelou uma auditoria em que considera que o financiamento do Novo Banco foi positivo para o sistema bancário, mas não foi bem avaliado o seu impacto nas finanças públicas.

A+ / A-

O PS vai requerer audições no parlamento da administração do Novo Banco, do Banco de Portugal e do Conselho Diretivo do Fundo de Resolução, disse hoje o deputado socialista João Paulo Correia.

Os socialistas vão solicitar também audições com as tutelas do Ministério das Finanças e do Tribunal de Contas (TdC), num pedido que surge depois de ter sido conhecida a auditoria da entidade presidida por José Tavares ao Novo Banco.

"O Grupo Parlamentar do PS anuncia que vai requerer a chamada ao parlamento da administração do Novo Banco, do Conselho Diretivo do Fundo de Resolução, do Conselho de Administração do Banco de Portugal, do Ministério das Finanças e também convidar a equipa do Tribunal de Contas que elaborou esta auditoria", afirmou João Paulo Correia.

O parlamentar socialista falava em conferência de imprensa realizada em Ponta Delgada, nos Açores.

Questionado pela Lusa se a administração do Novo Banco fica fragilizada com as conclusões da auditoria, o socialista disse ser necessário prestarem-se mais informações à Assembleia da República.

"A administração do Novo Banco tem de continuar a prestar mais informação e a prestar contas às entidades que a fiscalizam, nomeadamente ao parlamento português", defendeu.


Para o Tribunal de Contas, apesar do financiamento público do Novo Banco ter concorrido "para a estabilidade do sistema financeiro, sobretudo por ter sido evitada a liquidação do banco e reduzido o risco sistémico", "não foi minimizado o seu impacto na sustentabilidade das finanças públicas nem reduzido o risco moral".

Sobre essas críticas, o deputado recordou as imposições da Comissão Europeia e o Banco Central Europeu em 2017 para permitirem a venda do banco.

"O mais importante a reter desta auditoria do TdC é que o interesse público foi defendido com a venda do Novo Banco, porque a alternativa era a liquidação com custos brutais para as finanças públicas", apontou João Paulo Correia.

Quanto às recomendações do TdC sobre as funções que se cruzam entre o Novo Banco, o Fundo de Resolução e o Banco de Portugal, o deputado disse ser matéria merecedora da "análise de todos os partidos".

"Essas são áreas que devem merecer uma análise de todos os partidos e o PS esta disponível, conjuntamente com essas entidades e com os outros partidos, para em sede parlamentar analisarmos com aprofundamento. Para isso, requeremos a chamada dessas entidades com urgência ao parlamento", disse.

O Tribunal de Contas considera que "não foi apresentada a demonstração do cálculo do défice de capital" do Novo Banco, que "o Fundo de Resolução tem o dever de exigir", segundo a auditoria ao banco hoje divulgada.

Noutra das conclusões, o relatório dá conta de que "não tem sido devidamente cumprida a obrigação do Novo Banco reportar a informação sobre a execução do Acordo de Capitalização Contingente, por falta de formalização do acordo sobre a forma e substância do suporte dessa informação e pelo atraso de preparação desse suporte pelo Novo Banco (face ao prazo contratual de trinta dias), alegando depender de contas auditadas.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+