Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rui Rio acusa António Costa de hipocrisia em entrevista "rasteira"

02 mai, 2021 - 15:20 • Lusa

O presidente do PSD acusa António Costa de "hipocrisia" pelas críticas que lhe fez na área da justiça.

A+ / A-

O presidente do PSD, Rui Rio, respondeu este domingo à entrevista de "nível rasteiro" do primeiro-ministro, acusando António Costa de hipocrisia pelas críticas que lhe fez na área da justiça.

"Numa entrevista de nível rasteiro, António Costa critica o meu discurso do 25 de Abril e diz que o PSD quer atacar a independência do poder judicial. Diz isto, na semana em que o Parlamento Europeu o critica pela politização que fez na nomeação do procurador europeu. Que hipocrisia!", afirmou Rio, num comentário de cinco linhas e 280 carateres na sua conta no Twitter.

Na entrevista ao DN, JN e TSF, o secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, comparou Rui Rio a "um cata-vento" e alertou para os perigos democráticos da "contaminação do PSD pelas ideias do Chega".

António Costa afirmou que fica "um bocado perplexo com a facilidade com que alguns políticos comentam as decisões judiciais como os adeptos de um clube de futebol comentam a atuação de um árbitro e gostam da decisão se é [a favor] do seu clube e não gostam se não é".

"Os juízes e as magistraturas não são árbitros de futebol e os políticos não estão perante os tribunais como os adeptos de um clube estão perante um árbitro. Essa degradação do distanciamento da relação dos políticos com a Justiça é uma ameaça perigosa à independência do poder judicial", disse.

E considerou uma "ameaça efetiva" algumas das propostas de Rio na área da Justiça.

O presidente do PSD centrou a sua intervenção na sessão solene do 25 de Abril na Justiça, pedindo "vontade política e ambição" para fazer as reformas necessárias ao país e apontar caminhos a "um regime doente".

Na quinta-feira, o Parlamento Europeu expressou uma "profunda preocupação" pelas "informações erróneas" enviadas pelo Ministério da Justiça sobre as qualificações e a experiência do procurador José Guerra, que foi nomeado procurador europeu português pelo Conselho da União Europeia, apesar de se ter classificado em segundo lugar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+