Tempo
|
A+ / A-

Ministra do Estado

Regra é fazer o “desconfinamento com cautela”. Medidas reavaliadas a 1 de abril

26 mar, 2021 - 10:50 • Cristina Nascimento com redação

Governo anuncia que só no dia 1 serão decididas as novas medidas para vigorarem a partir de 5 de abril.

A+ / A-

Veja também:

“A regra desta Páscoa é prosseguir com um desconfinamento a conta-gotas, lento, cauteloso.” A ministra do Estado e Presidência lembra que há um aumento do valor do Rt, por isso, o Governo decidiu manter até 5 de abril as mesmas regras atualmente em vigor.

“Sabemos bem que o período de Páscoa é um período de tradicional reunião familiar, que as práticas de todos os portugueses são de ir ao encontro da sua família neste período. Mas essa não pode ser a regra nesta Páscoa”, disse em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.

A governante lembra que, para o período da Páscoa, está em vigor a proibição de transição de concelhos e o dever de ficar em casa.

Mariana Vieira da Silva disse ainda que as medidas que vão entrar em vigor a partir de 5 de abril só serão decididas no dia 1 de abril. O objetivo é decidir “com base em dados mais atuais e próximos da realidade”.

Matriz de Risco

Questionada especificamente sobre se o regresso às aulas presenciais do 2.º e 3.º ciclo pode estar em risco, a minista voltou a frisar que as decisões sobre o que reabre a 5 de abril serão tomadas no dia 1, ressalvando, no entanto, que se se mantiverem as condições verificadas ao dia de hoje (R abaixo de 1 e incidência por 100 mil habitantes à volta dos 60 casos) as escolas abririam.

"Não parece possível um recuou" do plano de desconfinamento, acrescentou a governante, voltando a insistir que é preciso esperar pela avaliação a ser feita no arranque de abril.

Controlar para abrir

A ministra da Presidência diz que para garantir o regresso das crianças e jovens vão às escolas, bem como a reabertra de lojas e esplanadas a partir de dia 5 de abril e que depois na quinzena seguinte "também possam abrir os restaurantes e as atividades culturais", é preciso mantermo-nos nesta zona verde da matriz de risco.

Por isso, apelou, "é preciso cumprir as regras até lá".

O Conselho de Ministros voltou a reunir-se esta sexta-feira para aprovar as medidas que acompanham a renovação do estado de emergência.

Este foi o 14.º diploma do estado de emergência que Marcelo Rebelo de Sousa submeteu para autorização do parlamento no atual contexto de pandemia, após ter ouvido os partidos com assento parlamentar e o Governo.

O atual período de estado de emergência termina às 23h59 da próxima quarta-feira, 31 de março. Esta renovação terá efeitos entre as 00h00 de 1 de abril e às 23h59 de 15 de abril.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+