Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Deputados do Bloco serão vacinados na fase definida pelo plano geral

29 jan, 2021 - 12:46 • Marta Grosso

Vacinação a titulares de cargos públicos “deve ser bastante circunscrita”, defende o partido em comunicado.

A+ / A-

Os deputados do Bloco de Esquerda “serão vacinados, sem exceção, na fase de vacinação correspondente à sua idade e condição de saúde e no quadro do Plano de Vacinação que está em curso para toda a população”, anuncia nesta sexta-feira o partido.

“O grupo parlamentar entende não participar no plano de vacinação prioritária a realizar na Assembleia da República”, indica a nota enviada à Renascença.

O Bloco reforça, assim, a posição de que a vacinação de detentores de cargos políticos se deve limitar a quem tem “responsabilidade direta” na gestão da pandemia, tal como afirmou na terça-feira.

No comunicado agora enviado, o partido defende que “a vacinação dos titulares de altos cargos públicos deve ser bastante circunscrita”, devendo o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, ser a única prioridade atribuída, por exemplo, “no caso do Parlamento”.

Na nota divulgada na terça-feira, o Bloco defendia que também “o primeiro-ministro e restantes membros do Governo”, bem como “os presidentes dos tribunais superiores e do Tribunal Constitucional” poderiam ter prioridade, por gerirem diretamente a pandemia de Covid-19, “mas os critérios de prioridade deverão ser definidos pelas autoridades de saúde e pelos órgãos de soberania”.

O BE sublinha ainda não pretender politizar o processo de vacinação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+