Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso Ihor Homenyuk

"São opiniões". Rio desvaloriza críticas ao 'tweet' com referências a Ihor Homenyuk

21 dez, 2020 - 22:21 • Redação

Na primeira vez que falou sobre a publicação no Twitter que critica o Governo, ironizando com a morte do cidadão ucraniano nas instalações do SEF, o líder do PSD reconheceu ter sido "muito criticado" e "muito apoiado". "São opiniões", respondeu aos jornalistas.

A+ / A-

O líder do PSD, Rui Rio, falou esta segunda-feira pela primeira vez da publicação na rede social Twitter que usou o caso da morte de Ihor Homenyuk, o cidadão de nacionalidade ucraniana que morreu em março deste ano nas instalações do SEF no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

“Fui muito criticado e fui muito apoiado… são opiniões”, respondeu o líder social-democrata aos jornalistas, depois de confrontado com a onda de críticas que a publicação gerou ao longo do fim de semana.

Rio esclareceu o tom da publicação enquanto falava após um encontro com representantes sindicais e laborais do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Em causa está a sondagem do semanário Expresso, segundo a qual o PSD e Rui Rio desciam nas intenções de voto dos portugueses, depois do acordo de Governo para os Açores, enquanto o PS sobe nas preferências dos eleitores, segundo aquele estudo de opinião.

Para o líder social democrata, “é quase um insulto à nossa inteligência. Com tudo o que tem acontecido no país, sendo o caso mais grave o da morte do cidadão ucraniano é quase um insulto que o Partido Socialista e o Governo continuem a subir nas considerações dos portugueses”.

Na conferência de imprensa à saída da reunião com os profissionais do SEF, Rio classificou o homicídio de Ihor Homenyuk como uma “situação lamentável” e mostrou-se “altamente preocupado” com outros exemplos de violência nas instalações do SEF conhecidos nos últimos dias.

No entanto, o presidente do PSD defende que “a situação não é sistémica” e que é sensato desautorizar todos os agentes do SEF.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    21 dez, 2020 Lisboa 23:35
    O PS sobe nas sondagens... Porque dos dois partidos de Poder, é o único que existe. O PSD entregue a alguém inapto, um provinciano do Norte, sem Mundo nem capacidade, mais não é que uma Sombra, em que nem sequer se percebe qualquer capacidade de Oposição. E se em termos de Poder, nada existe além do PS, a subida deste nas sondagens só pode admirar quem anda com a cabeça debaixo da areia.

Destaques V+