Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Adriano Moreira lembra Freitas do Amaral. Um homem politicamente só, fiel à “conceção cristã da vida”

03 out, 2019 - 19:24 • Henrique Cunha

"É Freitas do Amaral quem trás para Portugal a democracia cristã, com o partido que fundou", recorda Adriano Moreira, em declarações à Renascença.

A+ / A-

O ex-líder do CDS Adriano Moreira lembra a fidelidade de Freitas do Amaral à sua c. Em declarações à Renascença, Adriano Moreira recorda que Freitas do Amaral, que morreu esta quinta-feira aos 78 anos, recusou fazer parte do Governo de Marcello Caetano, o que no seu entender é "uma prova de fidelidade aos valores em que acreditava".

"Eu conheci o jovem Freitas do Amaral assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo sido discípulo do professor Marcello Caetano que o convidou para o Governo dele e que ele recusou. O que já é naquela idade uma prova de fidelidade aos valores em que acreditava e que achava que o regime de então não os respeitava", relata Adriano Moreira que recorda que foi Freitas do Amaral a trazer para Portugal a democracia cristã.

"É Freitas do Amaral quem trás para Portugal a democracia cristã, com o partido que fundou. E isso numa data em que a situação de direção interna portuguesa era muito problemática e o projeto europeu era, sobretudo, comandado pela democracia cristã da França, da Alemanha e da Itália”.

Para Adriano Moreira, “ele conseguiu a confiabilidade desse movimento europeu e veio, portanto, a ter um papel importantíssimo nessa relação de Portugal com a Europa".

Adriano Moreira não se mostra surpreendido com o facto de Freitas do Amaral se ter declarado um homem só.

O professor e ex-líder do CDS não se pronuncia sobre a saída de Freitas do Amaral do partido. Diz que este tipo de situações acontece "quando as pessoas são intransigentes na sua escala de valores".

Refere Adriano Moreira que “acontece muito a homens como Freitas do Amaral acabarem sós”, lembrando que “ele próprio uma vez até se declarou que era um homem só”.

Adriano Moreira afirma que “acontece muito quando as pessoas são intransigentes à sua escala de valores e reconhecem que as circunstâncias se alteram em termos de não poderem executá-las como desejam. Adriano Moreira diz que não conhece as situações que levaram Freitas do Amaral a abandonar o CDS, “nem sequer relatá-las” mas presta homenagem “à fidelidade que ele teve sempre à sua conceção cristã da vida e da orientação que devia ter o poder político".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    05 out, 2019 07:34
    Há pessoas a quem faltam convicções profundas e por isso são capazes de fazer algo e o seu contrário. Não sabem ir contra a "corrente". São como os "dançarinos", que bailam conforme a música do momento. Nem são exemplares como as pessoas de bem, que sabem ser coerentes e fieis aos princípios, mesmo que sejam prejudicadas social e materialmente! Há gente que não olha a meios para atingir os fins… Mas com a morte toda a verdade ou mentira das nossas vidas virá ao de cima…não se pode apagar!

Destaques V+