A+ / A-

O Mundo em Três Dimensões

A relação de Angola e Portugal em números

23 nov, 2018 - 07:05 • André Rodrigues , com sonorização de Paulo Teixeira

"Aquilo que nos reúne em termos económicos é muito mais importantes do que aquilo que nos pode separar", afirmou este ano Marcelo Rebelo de Sousa.

A+ / A-
O Mundo em Três Dimensões - Angola - 23/11/2018

Os últimos anos de relações diplomáticas entre Portugal e Angola foram abalados por alguns casos judiciais, dos quais a Operação Fizz está no centro da crispação.

Em janeiro deste ano, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, mostrou-se "muitíssimo preocupado" com um "irritante" que estaria a afetar as relações entre Portugal e Angola, com a “agravante de que a solução não depende do Governo português”.

Uns dias depois, Marcelo Rebelo de Sousa interveio e afirmou que o que une Portugal e Angola são as relações económicas, “muito mais importantes” do que aquilo que separa os países.

Há números das relações financeiras entre os dois países de língua portuguesa:

  • Nos primeiros nove meses do ano, o INE estima que Portugal tenha faturado 1,1 mil milhões de euros em exportações para Angola. Metade do valor alcançado no mesmo período em 2014.
  • Atualmente, Angola representa 2,5% das exportações portuguesas. Já foi mais de 7%. Quanto a importações, Angola representa 1,1% das nossas compras de bens ao estrangeiro.
  • Há cerca de 100 mil portugueses a viver em Angola. E cerca de 17 mil angolanos em Portugal (dados da Pordata em junho deste ano).
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+