Tempo
|
A+ / A-

​Costa admite situações de “caos” nos hospitais e nas escolas

09 jan, 2018 - 19:14

Primeiro-ministro admite situações de “enormes carências”, mas culpa “acumulação de desinvestimento” nos serviços públicos.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu situações de “ruptura” e “caos" no atendimento em alguns hospitais devido ao surto de gripe e também em escolas dentro das quais chove, depois de anos de desinvestimento.

"Estive ontem [segunda-feira] na Escola Secundária de Castro Verde e é o caos porque chove dentro da escola. As crianças levam mantas para as salas de aulas para se poderem aquecer. Isto é o caos. Isto precisa de resposta. A edificação das nossas escolas e dos nossos serviços precisa também de reforço financeiro", denunciou a deputada Heloísa Apolónia, d’Os Verdes, numa intervenção no debate quinzenal desta terça-feira, no Parlamento.

Na resposta, o primeiro-ministro referiu que todos conhecem, "infelizmente, situações em hospitais, centros de saúde, escolas, esquadras, quartéis, no conjunto dos serviços públicos onde há enormes carências", que vão das instalações, aos equipamentos, passando pelo pessoal.

"Com certeza que ninguém espera que depois de tudo o que o país viveu nos últimos anos e da acumulação de desinvestimento que houve não tivéssemos muitas situações como essas", lamentou.

Nos últimos dias, multiplicaram-se os relatos de más condições nos hospitais portugueses. No fim-de-semana, os enfermeiros da Urgência do Hospital de Faro, por exemplo, denunciaram a incapacidade de resposta do serviço, que dizem estar a colocar a segurança dos utentes e profissionais em risco.

António Costa perguntou a Heloísa Apolónia se já se tinha esquecido "como foi interrompido o programa de investimento na qualificação das escolas" ou de como o anterior Governo foi "para Bruxelas diabolizar o investimento nas escolas e convencer que no quadro 2020 não devia haver verbas para a requalificação das escolas porque se tinha gasto dinheiro a mais" nessa questão.

A deputada do PEV tinha começado a intervenção por falar sobre a "realidade caótica" que os portugueses encontram actualmente nas urgências devido ao surto de gripe, dando o exemplo de "profissionais completamente arrasados pelas horas contínuas de trabalho" e "corredores lotados de macas".

Heloísa Apolónia perguntou directamente ao primeiro-ministro "que respostas podem ser dadas para responder a este caos".

Na resposta, António Costa começou por afirmar que aquilo que está a acontecer vai ser uma realidade nos próximos anos porque "mais do que o surto de gripe, aquilo que aumenta significativamente são as infecções respiratórias associadas ao envelhecimento da população".

"Aquilo que descreve como situação caótica é a situação que existe quando num serviço, apesar do reforço que tem vindo a ser feito de enfermeiros, do alargamento dos horários, quando há 20 mil pessoas que aparecem a mais nas urgências, há um ponto de tensão que gera momentos de ruptura. Há momentos de pico onde há situações de ruptura. Nesses sim são momentos de caos", respondeu.

No entanto, o chefe de executivo ressalvou que não se deve "avaliar o sistema relativamente a situações de pico".

"Não obstante a enorme tensão que tem sido posta sobre o serviço, o serviço tem sido capaz de responder satisfatoriamente", enfatizou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    10 jan, 2018 aveiro 18:41
    O Sr. Costa (admite) , para mim não é admissível mas revoltante , como cidadão e utente do SNS !
  • 10 jan, 2018 02:05
    o servico nacional saude ao longo dos anos e culpado do que se esta a passar!
  • Helena Matos
    10 jan, 2018 Coimbra 00:44
    É sempre a mesma xaropada. Para as coisas boas, Costa e o PS adiantam-se em bicos de pés e puxam dos galões (qdo se sabe q o caminho da redução nas taxas de juro, a retoma da economia, a baixa no desemprego e até o crescimento na área do turismo estavam em curso desde 2013), para as situações más fogem com o rabo à seringa e atiram para trás as responsabilidades. Tal como sempre houve incêndios, mas nunca com o trágico desfecho dos últimos, tb a gripe tem assolado o país, mas nunca com as graves lacunas no atendimento de agora, (e ainda não estamos, ao q se diz, no pico da epidemia). Este governo já lá está há mais de dois anos, com uns amigos q lhe lambem as botas até dizer chega (tivessem estas notícias surgido durante o mandato do governo anterior e já BE e PCP tinham pedido a cabeça de toda a gente) e qdo surge uma ou outra situação mais grave o q lhe ocorre é sacudir a água do capote? Qdo é que esta gente cresce e assume responsabilidades?
  • Domingos
    09 jan, 2018 Ancora 22:46
    Não investem um cêntimo. A culpa é dos outros. Há dois anos que lá estão. Agora é tudo maravilhas! Que banda de ilusionistas!
  • XUXAS DESTROEM PAÍS
    09 jan, 2018 Lx 19:57
    Os esquerdelhos a destruir o SNS e a escola pública com as cativações do ronaldo das finanças...Quem diria que os xuxas e seus apoios negativos fossem capazes deste descalbros? Parece que foram além da troyka kamaradas e isso o Bloco e o PCP não gostam mas calam...

Destaques V+