Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marisa Matias acusa Passos Coelho de discurso racista

25 ago, 2017 - 23:24

Eurodeputada lembra a candidatura de André Ventura à Câmara de Loures e o próprio discurso do líder no Pontal.

A+ / A-

A eurodeputada do Bloco de Esquerda (BE), Marisa Matias, acusa o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, de estar a trazer para a cena pública o discurso xenófobo e racista de extrema-direita, acusando-o de irresponsabilidade e falta de vergonha.

"O discurso de extrema-direita está a ser trazido para a cena pública eleitoralista nacional não por via dos partidos de extrema-direita, que têm pouca expressão, mas por via de um dos maiores partidos do sistema, que é o PSD", condenou Marisa Matias em declarações aos jornalistas à margem da abertura do Fórum Socialismo 2017, a 'rentrée' política do Bloco de Esquerda que decorre até domingo em Lisboa.

Exemplo disso é, na opinião da antiga candidata presidencial, a candidatura de André Ventura à Câmara de Loures e do próprio discurso do líder, Pedro Passos Coelho, no Pontal, onde acusou o Governo de fazer uma cedência ao "radicalismo de esquerda" com uma alteração "à lei de estrangeiros, que na prática permite que qualquer pessoa possa ter autorização de residência em Portugal desde que arranje uma promessa" de contrato de trabalho.

"É política e discurso racista e xenófobo. Deve ser denunciado", criticou, considerando que o papel do PSD na política portuguesa, neste momento, "nada tem de responsável", mas trata-se de "uma enorme irresponsabilidade e muita falta de vergonha porque é falta de memória daquilo que é a história do país".

Por "mais desorientado que esteja Pedro Passos Coelho", continuou Marisa Matias, "não é admissível nem é aceitável", considerando que é preciso "denunciar e combater o enraizamento da política de extrema-direita através do discurso do PSD".

"Pedro Passos Coelho tem de facto preconceito em relação a um conjunto de grupos sociais e neste caso estamos a falar de emigrantes, que é o problema de Pedro Passos Coelho", salientou.

Segundo a eurodeputada do BE, o preconceito do líder da oposição "não são uns emigrantes quaisquer", mas sim os "emigrantes pobres".

"Porque Pedro Passos Coelho durante o seu Governo foi responsável por políticas relativas aos visto Gold e outras que permitem nacionalidade e aí não estava preocupado com a segurança do país. Aí bastava o dinheiro e ser-se rico para ser aceite e abrir a fronteira", justificou.

Marisa Matias lamentou ainda não ter visto ainda "a direcção do PSD a demarcar-se na totalidade" quer das declarações de André Ventura quer das de Pedro Passos Coelho.

"É uma situação muito grave para a própria democracia em Portugal", lamentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos
    26 ago, 2017 lx 19:26
    Por este andar, qualquer dia a oposição não pode abrir a boca, proibem-se livros, pouco falta para encerrar jornais.
  • Telmo Almeida
    26 ago, 2017 Santarém 15:43
    Isso agora novamente só serve para fazer um favor ao amiguinho, ou amiguinha. Devem colocar a tag Distrações
  • emilia soares
    26 ago, 2017 PAREDE(CASCAIS) 13:18
    Perdoai~lhe senhores que não sabe o que diz!
  • António
    26 ago, 2017 Norte 09:54
    Hó Marisa, onde estavas nos últimos meses? Não me lembro de te ver a apoiar quem mais precisava nos flagelos dos incêndios. Muito menos a falar da falta e verificada política de prevenção e falta de meios no combate aos incêndios. Falas de emigrantes pobres e de racismo e segurança. Epá cala-te, mas quem és tu para falar de descriminação, quando tens 20% dos portugueses a viverem na pobreza e outros (assim como tu ) a ganharem milhares de euros por mês, destas desigualdades não falas tu. Quanto aos ciganos quase todos sabem quem são, como funcionam entre eles, e quando não lhes dão o que querem tornam-se violentos e vingativos. Eles próprios vivem numa comunidade com regras próprias, mas tu como vives no teu castelo, no teu mundo de fantasias desconhecendo a realidade. De vez em quando apareces talvez para justificares a fortuna que ganhas, mas as palavras leva-as o vento e então este teu discurso foi um vazio de objectivos e mais do mesmo. Já na questão do syrisa na Grécia dizias que se iam acabar as privatizações e a austeridade e blá blá blá. A tua credibilidade é nula.
  • mendes
    26 ago, 2017 braga 09:42
    esta esquerda mete nojo acusam tudo e todos daquilo que eles propios sao --sao eles que gritavam que a africa e dos pretos e nao dos brancos acusam os outros de perseguicoes politicas e sao eles que prendem e assassinam quem e contra as suas politicas esta marisa e as borrachinhas do be teem fraca memoria e fazem dos portugueses burros e facil enganar os novos mas e dificil apagar a memoria dos velhos e estes sabem bem de onde vem o be e os crimes que cometeram a seguir ao 25 de abril de 1974 ela diz que a direita tem pouca expressao pergunto lhe que expressao tem o be um partido que apenas tem os votos de maricas -lesbiscas-ciganos e toda a rele que nao trabalha e vive e quer viver a custa do trabalho dos outros que credibilidade pode ter um partido que um dia apoia o governo e ao outro dia o critica alguem se recorda das palavras da catarina quando disse ja estou arrependida de ter criado esta geringonca mas la diz o ditado acusa os outros antes que eles te acusem a ti
  • Portugues
    26 ago, 2017 Porto 09:22
    E depois? Cada um pode ser racista. Creio que somos todos. Sou racista com drogados, malcriados, pessoas más, ciganos maus, etc. Interessa é nao fazer mal a ninguém por causa das diferenças.
  • Nelson lopes
    26 ago, 2017 Paredes 08:58
    O povo anda tolo. E digo todo. Continuo a ter a ideia que a escola e o ensino sao o pilar fundamental numa sociedade, de forma a dar varias perspectivas para se conseguir sentido critico apurado para cada um.de nós. É na escola que se deveria dar várias perspetivas de pensamento, como as relacionar e despertar o interesse (investigacao por parte de cada um de nós) e a melhor forma de comunicar essas ideias aprendidas e relacionadas. Continuo a dizer, o povo e o mundo andam tolos enquanto este pilar fundamental de uma sociedade nao estiver a ser bem alicersado. Obrigado pelas vossas ideias e pensamentos.
  • maria
    26 ago, 2017 lisboa 08:51
    por favor digam à Sra Marisa que ela é um ser humano execravel e intolerante
  • nuno
    26 ago, 2017 Lisboa 08:48
    Pois parece que Lenine.Staline,Trstky,Pal POt são os ídolos de alguém e o branqueamento continua.
  • joao123
    26 ago, 2017 lisboa 08:45
    Se ela soubesse o que é a extrema direita talvez não dissesse tanto disparate...Como se o modelo de sociedade que o Bloco de Esquerda defende fosse alguma democracia. Só têm votos porque ninguém lê os programas dos partidos.

Destaques V+