Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Foi ironia. Candidata do PS a Loures rejeita "qualquer coligação" com André Ventura

25 ago, 2017 - 17:37

Sónia Paixão tinha afirmado ao Observador que o candidato do PSD, conhecido pelas suas declarações polémicas contra ciganos, podia "dar um bom vereador, nunca um bom presidente da câmara". Esclarece agora que "estava a ser irónica".

A+ / A-

A candidata socialista à Câmara de Loures Sónia Paixão afastou esta sexta-feira a possibilidade de "qualquer coligação" com outras forças políticas caso vença, ainda que sem ter maioria no executivo municipal, as próximas eleições autárquicas.

"Ponho completamente de fora qualquer coligação. Não farei nenhuma coligação com nenhuma força política. Aquilo que pretendo é governar sozinha, sendo eleita, no dia 1 de Outubro, presidente da Câmara de Loures", afirmou Sónia Paixão.

A candidata socialista, que falava na sede de candidatura, em Loures, afastou desta forma qualquer possibilidade de vir a governar a autarquia da periferia de Lisboa com o candidato do PSD.

Ao jornal digital Observador, a candidata socialista afirmou que "André Ventura pode dar um bom vereador, nunca um bom presidente da câmara", mas esclareceu agora que "estava a ser irónica".

"Concorro a presidente da Câmara de Loures e André Ventura não pode aspirar a mais do que um lugar de vereador", salientou Sónia Paixão, acrescentando que o social-democrata "será sempre vereador, tal como tem sido o histórico dos resultados do PSD em Loures".

A socialista apontou depois ao actual presidente da autarquia, considerando que "quem está coligado com o PSD é a CDU de Bernardino Soares", que não afastou para já a possibilidade de manter a coligação com os sociais-democratas, "adiando a decisão para depois das eleições".

Para Sónia Paixão, além da "desastrosa gestão municipal" de comunistas e sociais-democratas, é grave "o facto de a CDU estar coligada com o partido que apoia uma candidatura racista".

O candidato André Ventura foi acusado de racismo e xenofobia quando disse que a comunidade cigana vivia apenas de prestações sociais, levando o secretário-geral socialista António Costa a criticar o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, por manter o apoio a um candidato que "desonra qualquer partido democrático".

"Loures tem problemas sérios que a CDU e o PSD têm agravado na actual gestão autárquica. Exemplos disso são as questões da segurança, com a inoperância do Contrato Local de Segurança, e a falta de investimento na intervenção social", criticou Sónia Paixão.

A candidata socialista recusou ainda qualquer aliança pós-eleitoral com a CDU, num concelho onde a diferença de votos entre as principais forças partidárias não costuma ter grande expressão.

"Não farei nenhuma coligação com nenhuma força política, governarei com a maioria que o povo de Loures me dará", reiterou a socialista.

Nas próximas eleições autárquicas, marcadas para 1 de Outubro, além da socialista Sónia Paixão, concorrem à presidência da Câmara de Loures Bernardino Soares (CDU), Pedro Pestana Bastos (CDS-PP), Ana Sofia Silva (PAN), André Ventura (PSD/PPM), Fabian Figueiredo (BE/Livre/MAS) e Mário Pontes (PDR/JPP).

O actual executivo municipal, liderado pela CDU (com cinco eleitos), é ainda composto por dois vereadores PSD/MPT/PPM (com pelouros) e quatro eleitos do PS.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • E. Freire
    26 ago, 2017 Sacavem 12:52
    Esta senhora é muito brincalhona- nao se pode confiar no que diz! O meu voto não vai ter.
  • Jorge
    25 ago, 2017 Algarve 19:08
    Subscrevo NA ÍNTEGRA o comentário de A. Moura publicado às 18:53! Só uma pergunta: "Quem" é Sónia Paixão? O que já fez na vida?
  • A. Moura
    25 ago, 2017 Lx 18:53
    Esta partidocracia é uma porcaria!. A Sónia Paixão recua para salvaguardar o seu lugarzinho e a sua carreira! Enquanto isto continuar assim esta democracia, em que vivemos, nunca passará de uma farsa!
  • viralata
    25 ago, 2017 Loures 18:24
    'coligação' com o vencedor antecipado?? A menina Sóniazinha que ponha o dinheiro no banco. Rende-lhe mais!...
  • Americo
    25 ago, 2017 Leiria 18:02
    Sem personalidade. As pessoas sérias assumem aquilo que dizem ou pedem desculpa e dizem que estavam enganadas. Ora negar aquilo que disse é pior a emenda que o soneto. Mas esperar o quê desta "gente" ?

Destaques V+