Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa distinguido como membro de honra da diáspora indiana

09 jan, 2017 - 16:28

Presidente da Índia atribuiu prémios a 20 personalidades por serviços a comunidades, assistência social, ciência e investigação, negócios, saúde, ensino e educação, e artes e cultura.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, foi distinguido esta segunda-feira pelo Presidente da República da Índia, Pranab Mukherjee, como membro de honra da diáspora indiana pela prestação de serviços públicos.

A cerimónia foi presidida pelo chefe de Estado indiano em Bangalore, no segundo dia da convenção mundial da diáspora indiana intitulada "Pravasi Bhartiya Divas".

Além do líder do executivo português, o primeiro a receber a distinção, foram também contempladas cerca de duas dezenas de personalidades de origem indiana de todos os continentes.

Além da categoria de serviços públicos, na qual o primeiro-ministro recebeu o galardão, foram também atribuídos prémios por serviços relevantes prestados a comunidades, assistência social, ciência e investigação, negócios, saúde, ensino e educação, e artes e cultura.

A maioria dos premiados foram cidadãos de origem indiana residentes nos Estados Unidos, seguindo-se o Canadá e o Reino Unido.

Perante cerca de dois mil delegados, também subiram ao palco elementos da comunidade indiana da Austrália, Arábia Saudita, França, Trindade e Tobago, Tailândia, Suécia, Singapura, Qatar, Bélgica, Ilhas Fiji, Djibuti e Malásia.

No encerramento da sessão, o Presidente da República da Índia fez um discurso destinado a incentivar os membros da diáspora indiana a guiarem-se nos respectivos países pelos valores da paz, da cooperação global, do desarmamento e pela defesa do ambiente e de um crescimento sustentável.

Terça-feira, o quarto de seis dias da visita de António Costa à Índia, será passado no Estado do Gujarat, do qual é oriunda a maioria dos membros da comunidade indiana residente em Portugal e em que o ramo do comércio tem um peso significativo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+