Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo fala às 18h00 sobre o Orçamento do Estado para 2017

21 dez, 2016 - 12:39

Adenda à agenda do chefe de Estado anuncia que a declaração está marcada para o Palácio de Belém.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, faz esta quarta-feira uma declaração ao país sobre o Orçamento do Estado para 2017.

De acordo com uma adenda à agenda do chefe de Estado, a declaração está marcada para as 18h00, no Palácio de Belém.

O Orçamento do Estado foi aprovado em votação final global, com os votos favoráveis do PS, BE, PCP, PEV e PAN e os votos contra do PSD e do CDS-PP, que aprovaram ainda, com a votação, as Grandes Opções do Plano (GOP), com a mesma votação.

A proposta de OE foi entregue pelo Governo socialista na Assembleia da República no dia 14 de Outubro, seguindo-se a discussão e votação na generalidade, a 3 e 4 de Novembro. PS, BE, PCP e PEV aprovaram o documento, com votos contra de PSD e CDS-PP e a abstenção do PAN.

Entre a votação na generalidade e a votação final global, o PAN alterou a sua posição de abstenção para voto favorável.

Entre 7 de Novembro e segunda-feira decorreu o processo de discussão na especialidade e foram propostas mais de 400 alterações por todas as bancadas partidárias até 18 de Novembro.

Os grupos parlamentares apresentaram no seu conjunto mais de 450 propostas de alteração ao OE2017, sendo o PS o mais activo (mais de 100 registos) e o PEV o que apresentou menos propostas (14).

Entre as principais medidas do OE2017, previstas na proposta inicial e nas alterações aprovadas, está o fim da sobretaxa de IRS para o segundo escalão de rendimentos, o aumento de pensões até 628,83 euros e os novos impostos sobre os refrigerantes e sobre o património imobiliário de elevado valor.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • F Soares
    21 dez, 2016 A da Gorda 14:41
    Cuidado ! às 18:00 joga o Benfica !
  • fernando
    21 dez, 2016 viseu 14:21
    Cá o esperamos....
  • Helena Matos
    21 dez, 2016 Coimbra 13:37
    Mas a q propósito é que o PR vem falar sobre o OE de 2017? Ele faz parte do executivo? Quem tem de dar a cara pelo Orçamento não é quem o propôs na AR? O OE foi proposto pelo atual PR? Quem é que lhe encomendou o sermão? E a que propósito com um tempo de antena reservado em exclusivo à coisa? O Costa precisa deste conforto? E vai uma apostinha que vai pela enésima vez tecer loas à governação de Costa e C.ª? Já não se aguenta tanta colagem. Para onde vai um, vai o outro atrás. Ele foi na Auto Europa (25 anos fazem muitas empresas mas há que passar graxa às grandonas); ele foi em Coimbra, na comemoraçao do poder autárquico; ele foi depois a receber os homens das feiras de diversão... Fosse no tempo do Cavaco com tanta bajulação ao governo, caía o Carmo e a Trindade. Era uma colagem inadmissível. Agora chama-se "estratégia de cooperação". Mudam-se os tempos...
  • fernando
    21 dez, 2016 viseu 13:35
    Atenção que vai falar o papagaio - padrinho da geringonça

Destaques V+