A+ / A-

Impedir o segundo resgate. "É a minha principal tarefa”, diz Centeno

12 set, 2016 - 13:40

Ministro das Finanças dá entrevista à CNBC, garantindo que o Governo é também amigo do investimento.

A+ / A-

O ministro das Finanças, Mário Centeno, tem como “principal tarefa” evitar um segundo resgate financeiro.

Questionado se vai fazer o que for preciso para que não seja necessário um segundo resgate a Portugal, Mário Centeno afirmou que o seu principal foco é esse mesmo. "Essa é a minha principal tarefa, o nosso compromisso em matéria orçamental e a redução da despesa pública vai precisamente nesse sentido", afirmou numa entrevista à estação televisiva norte-americana CNBC.

Centeno disse que é "apenas parcialmente verdadeiro" que o Governo português esteja a focar-se mais no consumo e na recuperação de rendimentos, afirmou numa entrevista feita à margem do encontro dos ministros das finanças da zona euro, em Bratislava, Eslováquia.

"Claro que também estamos a dirigir a nossa política para as empresas, para o investimento, temos um programa muito ambicioso com o objectivo de ajudar a capitalizar as empresas e estamos a fazer um grande esforço para estabilizar o nosso sistema financeiro, que é crucial para o crescimento do investimento e da economia", disse.

A entrevista, publicada esta segunda-feira na íntegra no site da CNBC, aborda ainda o plano de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, com Mário Centeno a destacar a existência de "um plano de negócios muito ambicioso" e de "uma equipa de gestão muito profissional".

"Penso que o mercado vai perceber muito facilmente que se trata de uma operação muito ambiciosa e orientada para o mercado e por isso estamos confiantes em levantar os 500 milhões de dívida subordinada que temos de ir buscar ao mercado", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joao
    13 set, 2016 lisboa 16:29
    Quem parece que está mortinho para nos trazer de volta o FMI é o PS com este modelo económico...
  • Rui Sousa
    12 set, 2016 Tomar 22:41
    O ppd esta mortinho por nos trazer de volta o fmi. Fazem tudo para assaltar o poleiro.
  • Domingos
    12 set, 2016 Viana do Castelo 22:01
    Miseria de politicos. Menten. Esvaziam de sentido as palavras. Como e possivel tamanha demagogia?
  • Manuel Azevedo
    12 set, 2016 Santo >Tirso 19:01
    Esta geringonça que prometeu ao povo fazer chouriça sem carne ,aos poucos e poucos por linhas travessas vão dizendo que não vai ser possível ,que nos preparemos para o que der e vier!...
  • joao
    12 set, 2016 lisboa 18:58
    É o que dá insistir num modelo de desenvolvimento Kenesiano num país de fronteiras abertas e com apenas 10 milhões de habitantes... Depois não digam que não foram avisados. Se o PS tivesse feito uma reflexão sobre como levou o país à banca rota de 2011 talvez aprendesse que o modelo económico escolhido só pode dar buraco. E viva o aumento da dívida...
  • Eborense
    12 set, 2016 Évora 17:29
    "Essa é a minha principal tarefa, o nosso compromisso em matéria orçamental e a redução da despesa pública vai precisamente nesse sentido". Será que eu estou a ler bem? Redução da despesa pública? Desde que a geringonça tomou o poder que todos os dias, ou toma medidas para aumentar a despesa pública ou anuncia medidas para aumentar essa mesma despesa pública. Basta ter ouvido ontem o Sr. Costa! É preciso ter muita lata.
  • Carlos Lima
    12 set, 2016 Porto 15:00
    O que se está a falar é o que este governo já prevê há algum tempo face ao andamento da economia.Este ministro faz a preparação inicial para os Portugueses começarem a preparar a ginástica que vão ter que fazer com mais um resgate e este com o grau 7 de um abalo sísmico.Ou seja mais anos de pobreza para a classe médica e alguma desta passará definitivamente para a pobreza.Face ao que atrás referi desta vez julgo que esta gente que se aproveita do poder a qualquer custo, aproveitando a falta da maioria do povo de preparação a diversos níveis, e logo avançam para o poder a coberto do VOTO que o POVO com conhecimentos e sem eles lhe dá. Por isso preparem-se porque a coisa vai ficar preta.Agora é que eu vou preparar os trapinhos. e ala, para longe desta gente que me deixa sem forças para continuar. E viva o PS de Costa e a geringonça.
  • EU
    12 set, 2016 DAqui 14:46
    Qual segundo resgate?? Andas a dormir ou quê? O segundo resgate já foi no século passado!! Com a próxima bancarrota, que tu e o teu camarada Kostov irão provocar, passarão a ser mais ou menos uns 5 ou 6 resgates desde o 25 de Abril! ACORDA, TRABALHA E RI-TE MENOS!
  • Eborense
    12 set, 2016 Évora 14:07
    Já se fala em 2º resgate? Pensei que com a geringonça isso era impossível. Mas Dr. Centeno! Para mal de todos nós, o Sr. não vai conseguir evitá-lo. O BE, o PCP e o Sr. Costa, não vão deixar que o Sr. evite o 2º resgate. O que eu espero é que depois, esta geringonça meta definitivamente a "viola no saco" e todos os apoiantes da mesma, sejam exportados para a Coreia do Norte, Cuba, Venezuela e Vietname.
  • Alberto
    12 set, 2016 Funchal 14:06
    Trata-se DO QUARTO RESGATE e, não por acaso, todos em GOVERNOS PS.

Destaques V+