A+ / A-

António Costa. "Grande vitória" para Portugal

27 jul, 2016 - 23:48

Primeiro-ministro deixou a sua posição sobre o facto de não haver sanções na rede social Twitter.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, considera uma "grande vitória" para Portugal a anulação da multa por défice excessivo decidida pela Comissão Europeia e reiterou que não estão previstas medidas adicionais de austeridade.

"A decisão da Comissão Europeia de anular sanções a Portugal é uma grande vitória para o país e para os portugueses. É também uma vitória para a Europa", escreveu o primeiro-ministro.

No Twitter, o primeiro-ministro referiu também que "não há novas medidas", sublinhando que as que vão ser tomadas foram previstas na "carta dirigida à Comissão Europeia e no Orçamento de Estado.

"A única novidade é a Comissão Europeia ter evoluído da exigência de défice 2,3 para 2,5", escreve o chefe do Governo, salientando estar "confiante" na execução orçamental para cumprir o objectivo, sem "plano B e sem medidas imprevistas".

A Comissão Europeia recomendou esta quarta-feira o cancelamento das sanções a aplicar a Portugal, adiou a decisão sobre o congelamento dos fundos estruturais e exigiu receber, a cada três meses, mais informação de Portugal.

O colégio de comissários presidido por Jean-Claude Juncker, reunido em Bruxelas, decidiu avançar com esta solução para Portugal (e também para Espanha), depois de ter considerado, a 12 de Julho, que os dois países não tomaram "medidas eficazes" para corrigir a situação de défice excessivo dentro do prazo estipulado (2015 no caso português).

Outra penalização decorrente do não encerramento do Procedimento dos Défices Excessivos (PDE) em 2015 é o congelamento automático dos fundos estruturais alocados a Portugal a partir de janeiro de 2017. No entanto, o não acesso a estes fundos pode não ter efeitos práticos, uma vez que fica dependente de um diálogo estruturado entre a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu.

Além disso, Portugal passará a enviar um relatório a Bruxelas a cada três meses com informação sobre a evolução da execução orçamental, as medidas que pretende adoptar para corrigir a situação e o seu impacto orçamental. O primeiro relatório deverá ser enviado a 15 de Janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MANCA MULAS
    28 jul, 2016 Porto 17:14
    De vitória em vitória, até ...
  • C galeiras
    28 jul, 2016 Porto 14:14
    o presidente Marcelo vai lhe dar a medalha e comenda da geringonça
  • paulo
    28 jul, 2016 vfx 12:37
    O garrote da eu,vai apertando cada vez mais,Portugal não tem manobra para crescer,para criar empregos,as empresas pequenas e médias cintinuam em sufoco, é tempo de dar ouvidos ao pcp e começar a preparar a saída desta ue.
  • Ó Alberto, funchal
    28 jul, 2016 lx 12:03
    Muda de clube! Entrega o cartão deste PSD mascarado de social democrata! Não queiram enganar mais os portugueses nem empobrecê-los, custe o que custar!
  • Eborense
    28 jul, 2016 Évora 11:42
    É a segunda grande vitória do Sr. Costa. A primeira foi quando ganhou as eleições que o conduziram a 1º Ministro.
  • Alberto
    28 jul, 2016 Funchal 11:35
    Estamos contentes Sr. Costa! Ganhamos o aumento do IVA, ganhamos mais Impostos, conseguimos que não haja aumentos, ganhamos mais empregos a Ordenado Mínimo, ganhamos mais IRS e sabe-se lá que mais! Viva o Costa!
  • jr
    28 jul, 2016 s.tirso 11:32
    No rescaldo da contenda das sanções a Portugal, saldou-se pelo desaparecimento em combate de um político Português. Este deve estar de baixa e, enquanto durar a sua convalescença deve ensaiar nova contenda consertada com o diabo, para gaudio dos seus apaniguados!
  • Os Pafosos
    28 jul, 2016 Lx 10:51
    Cheios de raiva e de azia têm de engolir em seco!...Cambada de hipocritas!

Destaques V+