Tempo
|
A+ / A-

"Há espaço de enorme consenso na educação", afirma Costa

12 jun, 2016 - 15:09

"Temos que conseguir ir superando e vencendo essas diferenças". Primeiro-ministro considera que é preciso dar tempo ao PSD.

A+ / A-

O primeiro-ministro considera que são possíveis consensos em matéria de educação. Reagindo aos apelos a mais consensos por parte do Presidente da República, António Costa diz que é preciso dar tempo ao PSD

Na festa da Rádio Alfa, em Creteil, França, o primeiro-ministro reagia assim as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa, que deixou apelos ao consenso entre partidos.

Sem falar nos cortes nos apoios aos colégios com contratos de associação, António Costa afirmou que “em matéria de educação há um espaço de enorme consenso quanto aos principais objectivos principais”.

Esses objectivos, elencou, são “tornar o pré-escolar universal para todas as crianças, entre os três e os cinco anos; garantir o retomar da educação de adultos e a formação ao longo da vida como algo de essencial para enfrentarmos e vencermos o desemprego de longa duração, para conseguirmos alcançar as metas de redução do abandono escolar precoce no ensino secundário”.

O Presidente da República lamentou que, para já, não exista um consenso entre o Governo e o PSD sobre educação. António Costa considera que é preciso dar tempo ao partido de Pedro Passos Coelho.

“É preciso dar tempo e respeitar as diferenças dos outros. Temos que conseguir ir superando e vencendo essas diferenças. O país viveu momentos de alguma tensão, acho que hoje estão superados, e estou certo que também o PSD saberá juntar a esse movimento que é um movimento que o país deseja, de nos concentrarmos nos desafios do futuro”, apelou o primeiro-ministro.

António Costa falava aos jornalistas na festa da Rádio Alfa, onde o Presidente o primeiro-ministro marcam presença e onde subiram ao palco para elogiar a comunidade portuguesa e apelar ao apoio à selecção.

O chefe do Governo aproveitou também para anunciar a abertura no dia 18 do primeiro espaço do cidadão fora de Portugal, em Paris, para que os emigrantes possam tratar de assuntos com o estado português.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • drxico
    14 jun, 2016 Lisboa 14:30
    Penso que não deve haver consensos na educação, já que a politica de direita PSD/CDS, é enterrar impostos para ajudar os colégios privados dos meninos ricos, Costa deve manter a proposta de pagar unicamente o ensino publico e nem + 1€ para os ricos, eles que paguem as propinas dos colegios das fardinhas douradas...
  • José
    13 jun, 2016 Braga 16:39
    Sem dúvida, um País que transborda de injustiça social. Os consensos são sempre bons, desde que não seja o Zé povinho a pagar a factura... “Viva o capitalismo dos tolos”...."Os subsídio -dependentes"...Eu pergunto como vai ser possível inverter este estado de coisas...
  • Alberto
    12 jun, 2016 Funchal 18:43
    Nunca votei PSD. Mas, o tempo do PSD virá logo a seguir a Costa, quando este, em 2017, chamar pela 4ª vez a Troika, depois de rebentar com a Economia do País.
  • O Santo
    12 jun, 2016 Lisboa 16:29
    Claro que há consenso, quando os amigos das rendas (que nada produzem) estarem saciados.

Destaques V+