Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa deve propor a Merkel ajuda portuguesa para lidar com crise dos refugiados

05 fev, 2016 - 08:13 • Susana Madureira Martins

Proposta de Orçamento do Estado para 2016 está, aparentemente, fora da agenda do encontro entre o primeiro-ministro português e a chanceler alemã.

A+ / A-

António Costa está esta sexta-feira em Berlim para debater a crise dos refugiados. Há uma semana, o primeiro-ministro manifestou à presidência holandesa da União Europeia a disponibilidade de Portugal ser parte activa na solução do problema e prometeu discutir o assunto no encontro desta quinta-feira com a chanceler alemã, Angela Merkel.

O chefe do executivo português já admitiu que a crise não está a atingir particularmente Portugal e que, por isso, o país tem maior capacidade de ajudar outros que estão sob pressão na Europa (em particular, a Alemanha, a Itália e a Suécia, que têm recebido milhares de refugiados e migrantes nas respectivas fronteiras). Esta posição pode indicar que Portugal está disponível para ajudar esses países na recepção destas pessoas.

Ora, António Costa prometeu apresentar propostas a Merkel, que deverão passar por mecanismos que agilizem o esquema de distribuição de refugiados pelos países europeus, tendo costa demonstrado já disponibilidade para colaborar nos centros operacionais de identificação.

No último debate quinzenal, o primeiro-ministro garantiu aos deputados que irá aqui tocar no assunto da nova lei do asilo da Dinamarca, que permite o confisco de bens aos refugiados - uma situação inaceitável, para Costa.

A visita a Berlim é de apenas um dia e António Costa vai acompanhado pela secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques.

A proposta de Orçamento do Estado para 2016 está, aparentemente, de fora da agenda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    05 fev, 2016 Santarém 22:33
    A conversa que observamos na TV não foi sobre refugiados mas sim a senhora Merkel a dar um puxão de orelhas ao senhor Costa relembrando-lhe o resultado positivo do caminho que o senhor Passos traçou para tirar o país da crise e que afastar-se dele poderá ser uma manobra de alto risco, no entanto o senhor Costa com o seu sorri-sozinho matreiro procura sempre desviar o sentido da conversa, por outro lado pergunto porquê imediatamente esta visita tão rápida a Berlim quando na boca da esquerdalha a senhora Merkel é o furacão principal de todos os males na Europa? Eu bem entendo a cobardia e submissão de certas pessoas e o quanto é necessário encostarmos a cabecinha no ombro de quem tem dinheiro e capacidade para o gerir, por outro lado ser recebido assim tão delicadamente só poderá ser em consideração daquilo que apesar de pobres temos respeitado perante os outros parceiros europeus, se perdermos essa credibilidade muito mau será para todos nós certamente.
  • Fernando Mauricio
    05 fev, 2016 Lisboa 15:09
    A maioria do povo passa dificuldades, mas o Bosta para dar graxa à Merkel, oferece o que não pode dar.
  • Fernando Mauricio
    05 fev, 2016 Lisboa 15:09
    A maioria do povo passa dificuldades, mas o Bosta para dar graxa à Merkel, oferece o que não pode dar.
  • Justo
    05 fev, 2016 Leiria 15:06
    Hipócrita, medricas! Ajudar a entrada de mais terroristas para assinarem o orçamento!

Destaques V+