21 out, 2024 - 13:04 • Lusa
Um homem em fuga morreu hoje após ser baleado pela polícia na Cova da Moura, na Amadora, quando tentava resistir à detenção e agredir os agentes com uma arma branca, tendo já sido aberto um inquérito, segundo a PSP.
Em comunicado, a direção nacional da força de segurança adianta que o Comando Metropolitano de Lisboa intercetou o homem, de 43 anos, às 05:43.
"Minutos antes, na Avenida da República, na Amadora, o suspeito, ao visualizar uma viatura policial, encetou fuga para o interior do Bairro Alto da Cova da Moura, também na Amadora", refere a PSP. .
No local, acrescenta, "o condutor entrou em despiste, abalroando viaturas estacionadas, tendo o veículo em fuga ficado imobilizado".
De acordo com a PSP, na Rua Principal daquele bairro do distrito de Lisboa os agentes abordaram o suspeito, que "terá resistido à detenção e tentado agredi-los com recurso a arma branca".
"Esgotados outros meios e esforços", indica, um dos polícias recorreu à arma de fogo e atingiu o homem, "em circunstâncias a apurar em sede de inquérito criminal e disciplinar".
O suspeito foi assistido no local e transportado para o Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, onde veio a morrer pelas 06:20.
A PSP adianta que foi dado conhecimento ao Ministério Público e à Polícia Judiciária, que se deslocou ao local da ocorrência. .
"Foram realizados procedimentos de preservação e de gestão do local do crime e seguir-se-ão outras diligências investigatórias junto dos polícias da PSP e de testemunhas, para apurar as circunstâncias que originaram esta ocorrência", adianta, lamentando o desfecho do incidente.