A+ / A-

Portugal vai receber vacinas para a gripe das aves em compra conjunta de Bruxelas

11 jun, 2024 - 12:39 • Lusa

O objetivo da contratação conjunta "é oferecer uma capacidade adicional aos Estados-membros para adquirirem as vacinas".

A+ / A-

A Comissão Europeia vai comprar até 665 mil doses de vacina Segirus para prevenir o contágio humano com gripe das aves para reforçar a prevenção em Portugal e noutros 14 Estados-membros participantes, foi anunciado esta terça-feira.

O contrato de quatro anos, celebrado com o laboratório britânico Segirus e a Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA, na sigla inglesa) da Comissão, incluiu uma opção para a aquisição de mais 40 milhões de doses.

O objetivo da contratação conjunta, disse à Lusa fonte comunitária, "é oferecer uma capacidade adicional aos Estados-membros para adquirirem as vacinas".

"Os Estados-membros têm sempre a possibilidade de utilizar o seu próprio procedimento nacional para adquirir as vacinas, independentemente do facto de estarem ou não abrangidos pelo concurso conjunto", salientou.

A Seqirus UK Ltd possui uma autorização de introdução no mercado da União Europeia de uma vacina atualizada para as estirpes H5 do vírus da gripe A destinada a ser utilizada em adultos.

A vacina destina-se a prevenir o contacto nas pessoas que trabalham com aves e mamíferos infetados ou que estão expostas aos mesmos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+